TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

Pajerama

Gênero: Animação

Subgênero: Aventura, Drama, Infanto-juvenil

Diretor: Leonardo Cadaval

Duração: 9 min Ano: 2008 Bitola: 35mm

País: Brasil Local de Produção: SP

Cor: Colorido

Ficha Técnica

Produção: Mayra Lucas, Paulo Boccato

Roteiro: Leonardo Cadaval

Edição de som: Ruggero Ruschioni

Produção Executiva: Mayra Lucas, Michele Lavalle

Música: Ruggero Ruschioni

A problematização da exploração do meio ambiente

Como sucede com as demais ciências humanas, o domínio de estudo da sociologia apresenta muitas coincidências com o de outras disciplinas.

Jesuítas e bandeirantes, que no passado colonial rivalizaram na disputa pelas almas dos índios e por sua força de trabalho, plasmaram juntos o essencial da mentalidade paulista. A partir do legado cultural dos padres, São Paulo construiu universidades e centros de pesquisas altamente conceituados no Brasil e no exterior; do ímpeto explorador dos aventureiros, formou fazendas que, com o café e a cana-de-açúcar, fizeram a riqueza do estado.

A caracterização do índio brasileiro do fim do século XX, porém, exige novas abordagens, em função de alterações no contexto social e político. Como resultado da mobilização da comunidade indígena, bem como de organizações políticas e civis convencidas da importância da defesa dos direitos dos índios para o futuro do país, a constituição brasileira de 1988 trouxe duas inovações conceituais importantes.

A importância das novas abordagens da questão indígena no fim do século XX reside não só na identificação do índio com outras minorias em seu direito à diferença, mas também em sua íntima associação com a questão ambiental.

Tendo em foco a cidade de São Paulo como se nota no curta, observa-se que a cidade, em seu desenvolvimento, se sobrepôs aos limites naturais antes existentes, a cidade cresceu e suas construções englobaram rios, vales e morros. Não foram preservados nem o povo indígena, que antes ali viviam, tais como Tucunas, Aimberes, Caiovás, etc. Este processo intenso de urbanização não poupa pessoas, sua cultura ou a natureza.

No inicio do filme tem um rio, provavelmente é onde as pacas iam beber água, esse local hoje nós conhecemos como Pacaembu, local que tem tudo, menos paca.

São Paulo, uma cidade que hoje nada tem a ver com a realidade indígena, foi em alto grau influenciada no seu inicio pelos costumes Tupi. Era a língua falada na cidade. Foram a partir de aldeias que vários bairros surgiram. E isso explica muitos nomes e locais na cidade.

Na verdade o índio no filme é uma representação de alguém do passado tendo visões do futuro, antes da cidade existir. Neste contexto, entendendo-se a sistemática do filme, podemos partir para o desenvolvimento do contexto real, aplicado as Ciências Sociais, dando ênfase nas diferenças sociais e exploração do meio ambiente.

A partir do início do século XVIII, São Paulo conheceu um longo período de decadência econômica e estagnação urbana, que se caracterizou por uma nova atividade, a de comércio com as minas de Mato Grosso, através da rede fluvial. Em 1822 a cidade teve papel importante na independência brasileira. No começo do século XIX, São Paulo conheceu uma nova função, a cultural, com a criação da faculdade de direito, inaugurada em 1828. Caracterizou-se como uma cidade acadêmica e passou a manter comunicação maior e mais constante com o resto do Brasil. Os principais empreendimentos dessa fase incluem o início da construção do estádio do Pacaembu, a abertura de avenidas perimetrais de irradiação, a conclusão da avenida Nove de Julho, o alargamento de ruas e praças e a retificação do rio Tietê, que resultou num encurtamento de seu curso em vinte quilômetros.

Em 1952 São Paulo reconquistou a autonomia municipal, perdida novamente com o movimento de 1964, que determinou a nomeação do prefeito pelo governador do estado. Construíram-se também viadutos, mercados distritais e logradouros como a praça Roosevelt, no coração da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com