TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA

Curso de Administração a Distância EAD

CIÊNCIAS SOCIAIS

Atividade Prática Supervisionada apresentado como trabalho acadêmico da disciplina Ciências Sociais do Curso de Administração a Distância da Faculdade Anhanguera, Unidade Rio Claro, 2ª série , sob a Tutoria de Adalberto Barros.

Rio Claro / SP

Novembro/2013

RESUMO

Este trabalho aborda o assunto sobre Ciências Sociais onde veremos o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------- 04

2. A CULTURA, A SOCIEDADE E O INDIVÍDUO -------------------------------------- 04

3. TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE ---------------------------------------------- 06

4. DIVERGÊNCIAS SOCIAIS ---------------------------------------------------------------- 07

5. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE-------------------------------------------------- 08

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------- 08

7. BIBLIOGRAFIA ------------------------------------------------------------------------------ 09

INTRODUÇÃO

É o estudo que tem como objeto a sociedade, tanto sua cultura quanto sua economia , seus fenômenos e variações, e seu desenvolvimento social ,assim o homem começa a se diferenciar dos outros , origina-se a cultura,, quando ele começa a utilizar instrumentos nas suas ações cotidiana registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que os afetam e suas consequências. O meio ambiente afetado pelo crescimento demográfico sem planejamento, a degradação humana e ambiental.

A CULTURA, A SOCIEDADE E O INDIVÍDUO

A cultura, sendo uma das principais características do ser humano, a cultura herdada pelo seus antepassados, por uma memória coletiva, sendo um elemento social que se torna impossível de se desenvolver individualmente. Todos os indivíduos que formam a sociedade adquirem sua própria cultura, sendo alguns de seus elementos a ciência ,arte, costumes, sistemas de normas, crenças, religião, mitos, esportes, praticamente tudo onde se possa interagir, sentir, pensar e agir. Se falamos e comemos, vestimos, com certeza carregamos nossos traços culturais, heranças sociais que podem ser material e não material. Sendo que a cultura se modifica, esse encontro de valores universais se torna um desafio, pois são vários comportamentos ocupando um mesmo espaço. Tendo nos a capacidade de respeitar, assimilar e ver a melhor forma de se adaptar, quando algum sistema cultural for inverso do seu adquirido. Grandes comparações podem ser analisadas, como os índios que contem a sua própria cultura, o homem urbano, o agricultor, pessoas de regiões ate mesmo indivíduos de outros países. O direito de respeitar o sistema cultural de algum indivíduo, independente de sua origem e etc., esse inter-relacionamento de ser de forma harmoniosa, pois necessitamos da cultura para a sobrevivência física e social, o que pode parecer para uns anormal para outros pode parecer perfeitamente natural.

Definição de sociedade seria um sistema de interação humana, um sistema cercado por símbolos, valores, normas e posição econômica. A existência de uma organização social de instituições e leis, ditam as regras na vida do individuo. Estabelecendo também relações econômicas, políticas e culturais.

O individuo conforme seu desenvolvimento, sua forma de interagir com o mundo se torna crucial para sua sobrevivência, suas maneiras de agir, pensar e todo esse processo de aprendizagem o acompanharam desde seu nascimento até sua vida final. O individuo se produz, a si mesmo, a socialização se torna um processo pelo o qual aprende as regras básicas do seu mundo social, interagindo seus traços particulares e interagindo a outros membros sociais.

Relatamos o desenvolvimento do homem ao longo de sua historia e realidade. Quando o homem começa a se diferenciar dos outros , se origina-se a cultura,, quando ele começa a utilizar instrumentos nas suas ações cotidiana, na sua condição biológica (a necessidade de comer, de se reproduzir, de se defender, de se proteger, etc.). A biologia do individuo faz com que se distingue da pessoa social, contando também, como as de sexo opostos, de idade, de raça e etnia, a sociedade que é um sistema de interações entre pessoas com semelhanças , culturais, políticas ou religiosas ou pessoas com um mesmo objetivo em comum. A formação da personalidade, essa interação social de cada um são confirmados pelas instituições sociais que se reafirmam com os cultos, ritos, festas, educação, chefia entre outras. Alguns dos principais processos sociais estão: Assimilar, o conflito, acomodação, competição e cooperação.

Os grandes problemas de todas as sociedades e a desigualdade, a desigualdade social descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, ,sem que haja o equilíbrio. As sociedades se tornam estratificadas por vários fatores, dentre os principais: a competição, o conflito, a divisão do trabalho e a especialização.

Em qualquer lugar, nas ruas, na escola, no trabalho, no mundo virtual. Em todos os lugares, os seres humanos estabelecem relações entre si, ou de amizade, afeto ou poder e interesses. As Ciências Sociais procuram ir fundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com