TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  3.596 Palavras (15 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO A DISTANCIA- CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

ATIVIDADES DE PRATICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

CAMPO GRANDE – MS

Novembro/2013

ELLEN CAETANO DA SILVA RA 411157

KLAUTTER DOUGLAS DE MORAES GONÇALVES RA 442393

LETICIA DE SOUZA LIMA RA 411110

TÂNIA GABRIELLE VERÃO FLORENTIN RA 409194

Ciências Sociais

Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentada como atividade avaliativa da disciplina de Teoria de Ciências Sociais, Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do tutor presencial Adriano Borges da Cruz da professora de Ensino a Distancia EAD Profa. Ma Marciane Moraes Nunes.

CAMPO GRANDE – MS

Novembro/2013

ETAPA 01

A construção social da realidade

A expressão Ciências sociais, em contraposição a Ciências naturais, que são as disciplinas que buscam compreensão do mundo natural, é utilizada para diferenciar um conjunto de disciplinas que se dedicam ao estudo do mundo social.

As ciências sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se portando no mundo social. Dentro das ciências sociais há subdivisões mais especializadas como a sociologia que apresenta à sociologia rural, a sociologia da religião, a sociologia do conhecimento entre outras.

A sociologia do conhecimento, de acordo com elaboração karl Manheim busca compreender como são construídas as visões do mundo partindo da vivencia dos sujeitos investigados. Retira-se, portanto, da interpretação de entrevistas com o grupo, com os indivíduos e pela observação o sentindo documentário, próprio da investigação sociológica, para compreender a realidade social.

De acordo com o autor a sociologia do conhecimento como formulação teórica busca em compreender como estão ligados o conhecimento e a existência do sujeito.

Nessa análise sociológica do conhecimento ela faz uma conduta diária da vida.

O mundo da vida cotidiano é nada mais do que o mundo que se origina no raciocínio e na ação dos homens, sendo afirmados como real por eles.

Nossa consciência é movida através das diferentes esferas da realidade, significando que temos consciência de que o mundo consiste em várias realidades. Dentre todas essas realidades apenas uma delas é a realidade chamada por excelência e tudo que gira em torno do “aqui” e do “agora” é chamado de realidade da vida cotidiana.

O mundo da vida cotidiana tem bases temporais e espaciais, espaciais porque as nossas áreas de manipulação geralmente entram em contato com as zonas de manipulação dos outros indivíduos. Em todos os aspectos da vida, existem diversos problemas no cotidiano. São inúmeros os problemas: ambientais, espirituais, financeiros, emocionais etc. Por mais difícil que seja sempre haverá uma solução, ás vezes não tão simples mais há. Os fatos dos segmentos sociais sempre trazem muitas opiniões de diversas posições, porém a base de se resolverem seria respeitando seus limites para começar chegar ao posicionamento do próximo com certo espaço para se ajustarem.

O conhecimento é o processo pelo qual o homem tem a possibilidade de interferir na natureza, transformá-la e adaptá-la as suas necessidades. A aprendizagem se modifica na história e passa pela visão de homem e de mundo que possuí.

No processo ensino aprendizagem o ser humano é capaz de reter na memória: usar os elementos (apreendidos) em outras situações: transmitir para outros (socializar/mediar) e permitir o aperfeiçoamento e a evolução científica.

O conhecimento é o ato ou efeito de conhecer. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.

O que caracteriza as ciências sociais, em contraste com as ciências físicas, é a circunstancia que nelas o assunto ou objeto de que tratam se confunde com o próprio ser humano. A objetividade é absolutamente necessária ao se estudar os fenômenos sociais, entendê-los do modo como são. Ao obtermos o conhecimento acerca de nosso objeto de estudo é que se coloca a questão ética cientifica, e que muitos sociólogos não aceitam.

Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de ideias, significados e emoções que, por serem baseados no ponto de vista do sujeito, são influenciados por seus interesses e desejos particulares. Tem como oposto a objetividade, que se baseia em um ponto de vista intersubjetivo, isto é, que pode ser verificável por diferentes sujeitos.

Cultura e o estudo e a criação de uma ciência social para melhorar as condições de vida e de questões financeira de uma determinada sociedade que já se encontra um pouco defasada. Mas com certa dificuldade de implantação pela nossa cultura de que hierarquia social já pré- estabelecida tentando assim fazer descobrir o conhecimento da sociologia que tem seus princípios em um dos criadores como Karl Max.

Indivíduo na visão Berger e Luckmann são vitimas as sociedades capitalistas que onde ter é poder, com isso dependendo de sua origem rica ou pobre já se estabelece seu destino ou classe social sendo nada mais de um produto da sociedade. Assim que ele passa a ter conhecimentos das ciências sociais ele passa a criar novar oportunidades e se incluir em outros grupos mais evoluídos e consequentemente níveis mais elevados dessa mesma sociedade em que vive.

Sociedade na visão do Françes Pierre Bourdieu e o entendimento da realidade que é a forma de grupos já estabelecidos e funcionais, a vida cotidiana que é formada com a natureza, obrigações e limites. Durkheim segundo Minayo ele vê como a “coisa” uma base de estudo pra assim poder se criar uma sociologia com interesses, mas especifico para essa determinada sociedade com mais precisão.

Cada um com sua religião, golpes em igrejas, ganhar dinheiro... Essa é a preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com