TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

1. Transformações no mundo do trabalho

O objetivo deste conteúdo e refletir sobre as transformações do trabalho no contexto de globalização e reestruturação do sistema produtivo.

As mudanças na organização dos processos de trabalho já mencionadas na unidade anterior conduziram a uma nítida redução do trabalhador fabril em função da automação, da robótica e da microeletrônica.

Na área rural, há redução do número de empregos oferecidos, tendo em vista a crescente mecanização das atividades agrárias, o que tem conduzido ao crescimento sem precedentes da população nas áreas urbanas.

Tanto no campo quanto na cidade, há o crescimento da presença feminina no mercado de trabalho, que segundo pesquisas realizadas pela DIEESE, entre 2009 e 2010, ganham em média 76% do salário pago dos homens.[1]

A análise das transformações no mundo do trabalho remonta ao início dos anos 1970, quando o modelo fordista de produção começa apresentar declínio: queda da taxa de lucro, alavancada pelo aumento do preço da mão-de-obra e pelas lutas sociais ocorridas nos anos 1960. Têm início o processo de flexibilização da produção, o toyotismo, modelo de organização da produção que abrange os sistemas just in time, controle de qualidade da produção e polivalência de tarefas, com terceirização e subcontratação de trabalhadores.

Neste novo contexto, não há a certeza do lucro, pois todos os empresários têm acesso às tecnologias, o que torna a concorrência agressiva e avançada. Surge então a necessidade de redução de gastos e modelos de gestão mais enxutos. Os investimentos futuros terão efeitos racionalizadores, deste modo, os crescentes investimentos em processos de automação e informatização, têm contribuindo para o aumento vertiginoso do desemprego.

Questão:

Especialmente nos países subdesenvolvidos, é comum encontrarmos parte significativa da população vivendo de biscates ou de empregos de ocasião. Como explicar essas tendências de aumento do desemprego e a expansão da informalidade?

I.Elas se devem à aplicação de medidas de abertura de mercado.

II.Elas se devem ao processo de privatização, que gera mais desemprego.

III.Essas tendências acontecem devido à inovação tecnológica.

IV.Elas ocorrem devido a mudanças na legislação trabalhista que passam a permitir o trabalho temporário.

Assinale a alternativa certa:

a-) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

b-) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

c-) Apenas as alternativas III e I estão erradas.

d-) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

e-) I, II, III e IV estão corretas

A alternativa correta E. Todas as afirmativas expressam as razões para o crescimento do desemprego no mundo atual.

2. A precarização das relações de trabalho

As transformações que conduziram à flexibilização dos processos de trabalho (just in time), nos contratos de trabalho (terceirização) além da descentralização do processo produtivo levaram as empresas a investirem em automação. A redução de chefias intermediárias tem resultado na diminuição do número de trabalhadores empregados.

Diante deste contexto, as empresas mudam o perfil do trabalhador desejado. O novo quadro do mercado de trabalho requer um trabalhador de perfil polivalente, altamente qualificado, com maior grau de responsabilidade e de autonomia.

O trabalhador necessário no mercado deve desenvolver sua criatividade, reciclar-se permanentemente, possuir flexibilidade intelectual nas situações de constante mudança, capacidade de análise e comunicação. Deve ter atitudes de participação, cooperação e multifuncionalidade.

As transformações ocorridas no trabalho, não são apenas consequências dos novos padrões tecnológicos, mas são determinadas também através das mudanças ocorridas na política, na economia e na sociedade, re-configurando os que vivem do trabalho: diminuição do operariado, o crescimento dos trabalhadores no setor de serviços e a terceirização, produzindo uma maior segmentação e pulverização dos trabalhadores.

Entre as ocupações não-organizadas, destaca a crescente quantidade de trabalhadores temporários, de meio período, freelancers, autônomos, via correio eletrônico (e-mails), contratados e representantes independentes, além daquelas ocupações com ganhos flutuantes atrelados aos índices de desempenho, enterrando de vez a idéia de um futuro previsível assentado no emprego estável.

Antunes (2002) considera que a precarização do trabalho levou a mutações onde poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente para introduzir-se nesse mercado de trabalho, engrossando a fila dos desempregados, gerando uma classe de trabalhadores fragmentada e dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais etc, sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho. Este processo conduziu a destruição e/ou precarização, sem paralelos em toda era moderna.

Questão:

A transformação no sistema de acumulação do sistema capitalista no final do século XX, que passou de um modelo fordista para um modelo de acumulação flexível impôs profundas transformações na esfera do mercado de trabalho. Assinale a alternativa que corresponde a estas transformações.

A

crescimento dos empregos na área industrial, investimento em novas tecnologias e profissionais com maior flexibilidade intelectual

B

crescimento dos empregos nas áreas de serviços, redução do emprego rural e necessidade de profissionais com flexibilidade intelectual.

C

crescimento dos empregos na área industrial, ampliação da presença feminina no mercado de trabalho e expansão do trabalho precário.

D

crescimento dos empregos temporários, crescimento do emprego na área rural e ampliação da presença feminina no mercado de trabalho.

E

crescimento dos empregos nas áreas de serviços, profissionais com maior flexibilidade intelectual e ampliação dos direitos dos trabalhadores assalariados.

Aternativa correta: B - As transformações no mundo do trabalho conduziram ao crescimento dos empregos nas áreas de serviços, redução do emprego rural e necessidade de profissionais com flexibilidade intelectual.

O texto base para este conteúdo é:

ANTUNES, Ricardo; Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 14ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

CASTELLES, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

[1] Os dados da pesquisa são apresentados em: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/03/02/mulheres-ganham-76-do-salario-pago-aos-homens-aponta-dieese.jhtm acesso em 16/04/2012.

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »