TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Monografias: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

6) O que é entnocentrismo e Relativismo cultural?

O etnocentrismo é a atitude pela qual um indivíduo ou um grupo social, que se considera o sistema de referência, julga outros indivíduos ou grupos à luz dos seus próprios valores. Pressupõe que o indivíduo, ou grupo de referência, se considere superior àqueles que ele julga, e também que o indivíduo, ou grupo etnocêntrico, tenha um conhecimento muito limitado dos outros, mesmo que viva na sua proximidade.

*o grupo se considera superior aos outros.

*o indivíduo ou grupo social toma a si próprio como ponto de referência pra avaliar outros grupos Ex: Nazismo

O relativismo cultural é um princípio que afirma que todos os sistemas culturais são intrinsecamente iguais em valor, e que os aspectos característicos de cada um têm de ser avaliados e explicados dentro do contexto do sistema em que aparecem.

*todos os sistemas culturais são iguais em valor

*as características de cada um são avaliadas de acordo com o sistema em que estão inseridos

Ex: Comunidade hippie

7)Relacione o filme “Crash: No limite” com os conteúdos realicionados a Etnocentrismo e Relativismo Cultural visto em sala de aula.

No filme tem vários momentos que demostra a características do etnocentrismo e relativismo cultural. Quando o assaltante, expõe conceito, sobre seu grupo racial, os brancos na visão deles sempre causam alguma espécie de mal. Pois viviam oprimidos pelo o sistema de um país preconceituoso. Os brancos por sua vez, julgavam negros por base a si próprio e se consideram melhores do que os eles.

10)Quais as principais defesas de Darcy Ribeiro a cerca da contribuição do índio, negro, branco, para a formação étnica e brasileira ( relacione com o documentário “Viva o Povo Brasileiro” episódio 1 a 4) ?

Defende que a cultura brasileira tem por sua base negra e índia. Não por sua peculiaridade, mas por criatividade.

Afirma que todo povo brasileiro mesmo de pele clara e cabelos loiros trás na alma o no corpo a sombra indignação ou do negro, principalmente do negro, na ternura, na mimica excessiva, na música, no andar, na fala, no canto de ninar o pequenino. Somos um povo novo, feito de povos antigos.

Qualquer povo é produto do encontro de varias culturas, de vários povos. É a contribuição das diferenças é o que faz da originalidade para qualquer cultura.

11)O que é mito da democracia racial brasileira ?

O Mito da democracia racial é a ideia de que haveria no Brasil, uma convivência pacífica das etnias, e que todos teriam chances iguais individualmente de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com