TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Através da investigação da rotina de seus trabalhadores, o banco pretendia verificar se algum empregado afastado por doença recebia benefício previdenciário indevidamente. Ou seja, se estivesse apto para o trabalho ou realizando outras atividades remuneradas. Documentos levantados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) comprovaram que o banco contratou a empresa Centro de Inteligência Empresarial (CIE) para realizar investigações privadas.

Uma empresa decide registrar a rotina e vida pessoal de trabalhadores. Monta dossiês, com detalhes sobre horário de saída e volta para casa, local de destino, meio de transporte utilizado, hábitos de consumo e informações sobre cônjuges e filhos.

Em entrevista à Radioagência BDF, uma das funcionárias do HSBC espionada pela empresa confirma que foi alvo de investigações particulares.

Tinha nome, tinha endereço, tinha telefone, tinha tudo. Mas eles me fotografaram no mercado.

Ela fiscalizava as pessoas do ponto de vista da relação conjugal, que tipo trabalho o marido ou a esposa tinha, que tipo de relação social essa pessoa continua mantendo, se ia a festa, se ia a bar, se ia a feira, o que consumia.

Inclusive, esses espiões se passavam por entrevistadores de empresas de cosmético, entrevistadores de empresa de telefonia para ter acesso ao ambiente domiciliar dessas pessoas.

Sociedade da informação e do conhecimentos que pode se definir ao longo da história o homem tem criado os mais diversos meios e ferramentas para comunicar, e deste modo melhorar os seus padrões atuais de vida. Diante das suas criações, hoje as conclusões a tirar são complexas e pouco exactas. Se por um lado as suas criações lhe conferem um melhor modo de vida (como a criação de transportes, comunicações, etc.), são precisamente estas criações que o destroem (a poluição, desemprego, etc.).

Alguns benefícios trazidos pela sociedade da informação e do conhecimento têm como característica tecnologias usadas no cotidiano de entre pessoas e empresas, vivemos uma era de mudança socioeconômica, suportada em meios digitais e em processos de inovação com apelo à criatividade, na procura da diferenciação de novos produtos, processos e serviços. A Sociedade da Informação, recorrendo crescentemente a redes digitais de informação, no domínio da atividade econômica e do bem-estar social, resulta do desenvolvimento das novas tecnologias da informação, do audiovisual e das comunicações, com impactos profundos em vários domínios, como por exemplo, no trabalho, na educação, na ciência, na saúde, no lazer, nos transportes e no ambiente.

Podemos também identificar alguns problemas trazidos pela ta tecnologia. O avanço tecnológico em decorrência de seu mau uso acarretou inúmeros malefícios para a sociedade, como por exemplo a questão do desemprego, conseqüência da substituição do homem pelas maquinas e da exigência de qualificações. Na linhagem do desemprego seguem inúmeros malefícios como o crescimento do índice de violência, pobreza, maior desigualdade social. A exploração da mão-de-obra dos países de terceiro mundo é outro efeito maléfico do avanço tecnológico. As empresas multinacionais se utilizam a migração para os países que lhes oferecem melhores condições financeiras facilitando seu investimento, com uma mão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com