TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Monografias: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Curso: Administração

Período: 2º Bimestre

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade: Desenvolver o pensamento crítico baseado nos fundamentos da Sociologia por meio do conhecimento das Ciências Sociais.

Capacitar o exercício da profissão para as atuações no cotidiano.

Estabelecer relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões.

Professor de Ensino a Distância: Ma. Mariciane Moraes Nunes

Professor Tutor à Distância: A

SOROCABA - SP NOVEMBRO 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................03

2. CULTURA..........................................................................................................................03

3. INDIVIDUOS SUBSTANTIVOS MASCULINO.............................................................03

4. INSTRUÇÕES SOCIAIS...................................................................................................04

5. DOCUMENTÁRIO: FILME BUNDANDO.....................................................................06

6. DOCUMENTÁRIO: ILHA DAS FLORES........................................................................07

7. IMAGENS QUE DEMOSNTRA DESIGUALDADES SOCIAIS....................................08

8. PROBLEMATIZAÇÃO E DIVERGÊNCIAS SOCIAIS (REFLEXÃO CRÍTICA).........09

9. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE..........................................................................09

10. CONCLUSÃO....................................................................................................................10

11. REFERÊNCIAS..................................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Ciências Sociais é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos, e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.

2. CULTURA

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”.

Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

3. INDIVIDUOS SUBSTANTIVOS MASCULINO

Indivíduo, como peça da gíria filosófica, é muito comum e surge frequentemente como sinônimo de particular, em contraste com "universal".

Todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo.

Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.

Pessoa indeterminada de que se fala com certo desprezo: quem é esse indivíduo

Sociedade é um conjunto de seres que convivem deforma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros".

Reunião de homens e/ou animais que vivem em grupos organizados; corpo social.

Conjunto de membros de uma coletividade subordinados às mesmas leis ou preceitos.

Cada um dos diversos estádios da evolução da espécie humana: sociedade primitiva, feudal, capitalista.

União de várias pessoas que acatam um estatuto ou regulamento comum: sociedade cultural.

4. INSTRUÇÕES SOCIAIS

O título do artigo contém talvez um trocadilho infame, por conta de poder aludir à recente ida deste escriba-proletário ao bairro paulistano do Paraíso, onde o Centro Cultural São Paulo projetou um ciclo de filmes italianos (a rigor, bancário não é proletário, mas conceda-se a licença poética). O qual será objeto do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com