TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Tese: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

A realidade do senso comum pode ser influenciada pelo mercado de idéias. O senso comum tem diversas interpretações sobre a realidade cotidiana. A realidade se forma a partir da relação com outro. Devemos entender o mundo como tendo múltiplas realidades, porém, dentro dessas realidades a mais importante é aquela da vida cotidiana e essa é a predominante. Por exemplo, eu pego um ônibus todos os dias, nesse ônibus vejo as mesmas pessoas. Esses objetos fazem parte da minha realidade, porém, se eu me atrasar essa realidade muda, as pessoas do ônibus não serão as mesmas, etc. Ou seja, diante da minha realidade há uma serie de outras realidades que existem independentes da minha. Estendendo a realidade da vida diária como sendo ordenada em padrões que são independentes, ela aparece ordenada por objetos que já estão lá antes da minha entrada em cena, por exemplo, o ônibus que pego diariamente esta lá independente de mim, ele vai passar, as pessoas vão trabalha e etc. A realidade está organizada em torno do aqui, do meu corpo e do “agora”, esse é o foco da minha atenção.

A realidade da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela, é um produto da sociedade. Sociedade essa construída pelo próprio homem. Assim ao mesmo tempo que o Homem constrói e molda a sociedade é por ela influenciado, é por ela moldado.

A realidade surge da relação com o outro, é impossível construir minha realidade sem ter contato com os outros, deve-se saber que esses outros têm uma referencia da realidade diferente da minha, mas de qualquer modo sei que vivo com eles em um mundo comum repleto de significados. Essa construção se dá em três níveis: indivíduos, grupo e sociedade. O indivíduo percebe os fatos, aplica nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, formando assim a sua ideologia individual, ou seja, se conjunto de idéias individuais, seus valores. Numa segunda instância, observa-se que esse indivíduo pertence a vários grupos, ou a uma classe, e suas idéias também ajudarão a formar a ideologia desses grupos e dessa classe juntamente com o contexto social em que estão inseridos. Os vários valores, as várias ideologias de classes, vão coexistir, interagir-se subjulgar uma às outras formando o que pode ser chamado de ideologia, o conjunto de idéias da sociedade. Essa questão é de dupla mão, pois tanto os indivíduos como os grupos constroem e influenciam na sociedade quanto a sociedade influencia nos grupos e nos indivíduos.

A realidade cotidiana é sempre partilhada e o mundo mais coerente é a interação que ocorre frente a frente, pois nesse contexto há uma realidade que podemos modificar. Nas situações frente a frente o outro é aprendido por mim, sendo que há uma interação, intercambio de expressividade, “vejo e interajo por sorrisos, diálogos e reciprocidade dessas expressões”. Obviamente o outro pode ser real sem estar frente a frente, entretanto ele só é real de modo não tangível e subjetivo, só que a subjetividade é particular e apenas eu conheço a minha completamente.

O ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes dele chegar. O organismo humano mesmo com limites fisiológicos manifesta uma imensa plasticidade nas suas respostas às forças ambientais que atuam sobre eles. O que faz do homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com