TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Tese: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: De acordo com o texto a primeira dimensão é a ambiental pela a qual o homem precisa encontrar um ponto de equilibrio entre produzir o que é necessário a sua existência, se adequando a padrão da natureza que facilite sua regeneração e/ou impeça sua degradação.

A segunda dimensão é a econômica a ideia central é que o homem continue e desenvolvimento e expansão, no entanto criando alternativas para diversos recursos hoje utilizados (carvão, petróleo e gás) e ampliar a chamada desmaterialização da economia da forma como a vemos hoje, agressiva e desmedida.

A terceira dimensão é a social, que foca a distribuição igualitária de renda entre toda a sociedade, bem como a utilização dos recursos, evitando assim o prejuizo ao próximo.

A quarta dimensão seria a politica, pois não existe a possibilidade de mudança do cenário atual para uma sociedade equilibrada e inteligente na utilização de recursos sem envolvimento politico, que exerce a função primordial no comportamento da nação.

A quinta dimensão é a cultura, visto que o ambiente e os valores do individuo está diretamente relacionado com o seu comportamento/atitudes. É necessáriaportanto, uma evolução intelectual como individuo.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Economica, social e ambiental. O texto diz que mesmo Em meio ao debate na mídia, um consenso se estabeleceu – o desenvolvimento sustentável compõe-se essencialmente de três dimensões.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: A primeira resposta compreende na tecnologia e o homem com sua capacidade de inventar e se reinventar uma resposta para os limitados recursos naturais. A segundo resposta entende que apenas uma mudança radical seria capaz de limitar o homem e desacelerar o processo de autodestruição da humanidade. A terceira e ultima resposta compreende que o homem não vai conseguir lutar contra a maré, portanto vai perecer diante de suas atitudes, essa é entendida como uma não resposta, pois sugere a catástrofe final.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Resposta: Pelo meu entendimento do artigo eu acredito que o primeiro passo é uma participação mais efetiva do governo, não somente participando dos fóruns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com