TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Monografias: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O presente trabalho tem como tema avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem. Ao longo do trabalho irei falar do conceito do desempenho pedagógico, princípios básicos de avaliação, funções da avaliação, do significado da avaliação para o aluno. O trabalho apresenta a conclusão e a bibliografia.

Objectivos

Objectivo geral

Compreender o conceito do desempenho pedagógico.

Objectivos específicos

 Identificar os princípios básicos de avaliação;

 Indicar as funções da avaliação;

 Explicar o significado da avaliação para o aluno.

Metodologia

Para a realização deste trabalho foi feita a consulta de obra bibliográfica.

1. Avaliação

1.1 Conceito de avaliação pedagógico

Segundo Haydt (2006:288), avaliação é um processo de colecta e análise de dados, tendo em vista verificar se os objectivos propostos foram atingidos. No âmbito escolar a avaliação de realiza em vários níveis: do Processo de Ensino Aprendizagem, do currículo, do funcionamento da escola como um todo.

A avaliação da aprendizagem do aluno está directamente ligada à avaliação do próprio trabalho docente. Ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender, o professor está avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar.

Avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos na aprendizagem fornece ao professor indicações de como deve encaminhar e reorientar a sua prática pedagógica visando aperfeiçoá-lo.

1.2 Princípios básicos de avaliação

 Avaliação é um processo contínuo e sistemático: faz parte de um sistema mais amplo, que é o Processo de Ensino – Aprendizagem, nele se integrando. Por isso, ela não tem um fim em si mesma, é sempre um meio, um recurso e como tal deve ser usada não pode ser esporádica ou improvisada. Deve ser constante e planejada, ocorrendo normalmente ao longo de todo o processo, para reorientá-lo e aperfeiçoá-lo.

 Avaliação é funcional: porque se realiza em função dos objectivos previstos. Os objectivos são o elemento norteador da avaliação por isso, avaliar o aproveitamento do aluno consiste em verificar se ele está alcançando os objectivos estabelecidos.

 Avaliação é orientadora: porque indica os avanços e dificuldades do aluno, ajudando-o a progredir na aprendizagem, orientando-o no sentido de atingir os objectivos propostos. Numa perspectiva orientadora, a avaliação também ajuda o professor a replanejar seu trabalho, pondo em prática procedimentos alternativos, quando se fizerem necessários.

 A avaliação é integral: pois considera o aluno como um ser total e integrado e não de forma compartimentada. Assim, ela deve analisar e julgar todas as dimensões do comportamento, incidindo sobre os elementos cognitivos e também sobre o aspecto afectivo e o domínio psicomotor. Em decorrência, o professor deve colectar uma ampla variedade de dados, que vai além da rotineira para escrita. Para conseguir esses dados, deve usar todos os recursos disponíveis de avaliação. (Haydt (2006:288).

1.3 Funções de avaliação

Avaliar o Processo de Ensino – Aprendizagem, é basicamente, verificar o que os alunos conseguiram aprender e o que o professor conseguiu ensinar. Mas porque e para que o professor precisa determinar o nível de aprendizagem de seus alunos? (Haydt, 2006:291).

1.3.1 Conhecer os alunos

No início do período lectivo ou antes de começar uma unidade de ensino, o professor verifica o conhecimento prévio de seus alunos sobre os conteúdos a serem estudados. Poderá assim determinar se eles progrediram na aprendizagem depois de certo tempo.

Essa avaliação tem função diagnóstica e ajuda a detectar o que cada aluno aprendeu ao longo dos períodos anteriores, especificando sua bagagem cognitiva. A avaliação diagnóstica auxilia o professor a determinar quais são os conhecimentos e habilidades que devem ser retomadas antes de introduzir os novos conteúdos previstos no planejamento.

1.3.2 Identificar as dificuldades de aprendizagem

A avaliação também permite diagnosticar as dificuldades dos alunos, tentando identificar e caracterizar suas possíveis causas. Algumas dessas dificuldades são de natureza cognitiva, porque têm origem no próprio Processo de Ensino – Aprendizagem. Este tipo de dificuldade deve ser superado através de um trabalho pedagógico pois sua adução é da estrita competência do professor. O aluno pode manifestar também problemas de ordem afectiva e emocionais decorrentes de situações conflituantes que vive em casa, na escola ou com os amigos. Esse tipo de dificuldade também se manifesta no comportamento do aluno em sala de aula, interferindo no acto de aprender. O professor deve fazer o que estiver a seu alcance para atenuar ou superar essa dificuldade no contexto escolar.

1.3.3 Determinar se os objectivos propostos para o Processo de Ensino – Aprendizagem foram ou não atingidos

Ao iniciar um período lectivo ou uma unidade de ensino, o professor estabelece quais são os conhecimentos que seus alunos devem adquirir, bem como as habilidades e atitudes a serem desenvolvidas. Esses conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser constantemente avaliados durante a realização das actividades, fornecendo informação tanto para o professor como aluno sobre o que já foi assimilado e o que ainda precisa ser dominado.

Caso os alunos tenham alcançado todos os objectivos previstos, podem continuar avançando no conteúdo curricular e iniciar outra unidade de ensino. Mas se um grupo não conseguiu atingir as metas propostas, cabe ao professor organizar novas situações de aprendizagem para dar a todos, condições de êxito nesse processo. Essa forma de avaliar é denominada avaliação formativa e sua função é verificar se os objectivos estabelecidos para a aprendizagem foram atingidos.

O propósito fundamental da avaliação com carácter formativo é verificar se o aluno está conseguindo dominar gradativamente, os objectivos previstos, expressos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com