TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Dissertações: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Conde de Gobineau, via a mistura de racas como um fator de decadência e de degenerescência da sociedade brasileira.

Gilberto Freyre se propõe a se deslocar sobre o debate superioridade\inferioridade para a observacao de uma situacao de contato e de troca que se atualiza dentro de uma estrutura social da desigualdade, uma vez que nesta troca uma das partes é o senhor e as outras duas encontram-se com menor ou maior intensidade numa condicão servil. Para este autor a miscigenacao deixa de ser considerada um fenomeno meramente biologico ou ainda um processo gerador de aptidões e costumes.

Sergio Buaque de Holanda para este autor os males do país também não provêm da miscigenacao. São ouriundos da personalidade do potuguês. Essa personalidade se apresenta tão dominante que a mistura com índios e negros não conseguiu superá-las. Pelo contrário a personalidade dos negros era semelhante à dos portugueses, ou seja, plástica e maleável, os que lhe apoiava um carater anti-social que preferia os entrenimentos ao trabalho. Nessa sociedade, as relações sociais afiguram-se a partir da cordialidade e do personalismo. Relações que tomam formas distintas de acordo com o interlocutor mas sempre de maneira afetiva.Caracteristica que se tornou geral na sociedade brasileira. A cordilidade favoreceria, a dinamica social através da emoção, ao inves de regras sociais fixas.

Darcy Ribeiro

questao discurssiva

Em relação à história do Icaro Luiz, é de fácil acesso a associação da questão etnocêntrica, menosprezo pela cultura alheia. No caso, da cultura negra ! E na atualidade, o que acarreta este mito é o termo utilizado para denotar os povos que são "contra" a opção, cultura, modo de vida do outro que é o preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com