TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

Questões Dissertativas do Caderno de Atividades.

1 – (valor 0,1) Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto “ Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de moscou” da pagina 196 do caderno de atividades, disponível, on-line, no jornal O Correio Braziliense, publicado em 06/04/2010.

Resposta: Para Durkheim a sociologia não deve ser confundida com outra ciência, principalmente com a psicologia porque ela se baseia na consciência coletiva e não na individual. Segundo ele o fato social é um fenômeno produzido pela sociedade que exerce uma pressão sobre os indivíduos e na sua percepção apresentam três tipos de características: a coercitividade, exterioridade e a generalidade. Em seus estudos, ele classificou os suicídios em três grandes tipos. A um deles chamou de suicídio “altruísta”, dizendo que quem age dessa forma o faz por um ideal mais elevado, por uma causa nobre. Não que a pessoa queira dar fim à sua vida, mas o faz pensando em uma causa que esta acima de sua individualidade e que ele reputa como importante. A história esta recheada de suicidas altruístas, desde Jesus Cristo, da lenda bíblica do início do cristianismo, passando pelos kamikazes da 2ª Guerra Mundial, entre outros. Morreram por uma causa, por um ideal. O caso apontado no texto sobre a mulher- bomba, inova em um aspecto com relação ao altruísmo em geral: eles tiram as suas próprias vidas, mas levam dezenas e às vezes centenas de outras consigo. É Uma forma de infligir em alvos que ele classifica como inimigos, uma dura derrota.

2 – (valor 0,1) A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.

Resposta: O homem iniciou o processo de devastação ambiental principalmente no século XX, embora tenha começado durante a Primeira Revolução Industrial. No decorrer de aproximadamente 100 anos o homem usou a natureza e seus recursos de forma desordenada e inconsciente, sem preservar e respeitar os mesmos. O mundo está extremamente poluído e degradado resultando na poluição do ar, atmosfera, águas, solos, entre outras, além da degradação envolvendo a vegetação, a extração de minérios e a ocupação agropecuária. Aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, tempestades, mudanças climáticas são alguns dos resultados diretos do modelo de sociedade em que vivemos, vinculados ao consumo e automaticamente ao capitalismo.

Existem diversas teorias que garantem solucionar os problemas ambientais, algumas radicais outras mais flexíveis e coerentes.

O mundo detém atualmente uma população de aproximadamente 6,7 bilhões de pessoas, para que o mundo não entre em colapso é preciso encontrar formas sustentáveis de desenvolvimento, além de integrar as questões sociais e ambientais nesse processo.

Hoje um dos procedimentos que estão sendo colocados em prática é o maior controle da natalidade, especialmente em países em desenvolvimento, como a China, que tem cerca de 1,3 bilhões de pessoas. O controle de natalidade permite simultaneamente uma melhoria ambiental e social, uma vez que evita o aumento da extração de recursos, além de diminuir a oferta de mão-de-obra, o que favorece o crescimento salarial, pois as empresas teriam que lutar para conseguir trabalhadores, facilitaria a implantação de serviços públicos de qualidade, entre muitos outros benefícios.

Outro fator que pode ser extremamente eficiente no processo de conservação está vindo da educação. Formar pessoas conscientes ambientalmente a partir de aulas específicas de educação ambiental possibilita a produção de resultados positivos de médio a longo prazo, o lado positivo desse item é que a mudança ocorre na base da sociedade (jovens), originando pessoas preocupadas com os problemas relacionados ao ambiente.

Para contribuir com todos esses problemas é importante a implantação de medidas comuns a todos os países do mundo, com a finalidade de surtir efeito na mesma escala, nesse caso seria necessária a participação efetiva das nações desenvolvidas.

O desenvolvimento sustentável praticado de forma planejada produz resultados significativos, aliar crescimento econômico e ambiental é o principal foco desse processo. Além disso, a criação de novos materiais de maior vida útil para diminuir a rotatividade de produtos se faz necessária, atitude essa que está vinculada ao consumo.

No caso das águas é preciso que haja um processo de despoluição dos mananciais que se encontram poluídos, preservação dos recursos hídricos e fiscalização do uso dos mesmos, tratamento rigoroso do esgoto, implantação residencial, comercial e industrial de reciclagem de água, recuperação de áreas onde as matas ciliares se encontram degradas.

Outro fator extremamente poluidor é o lixo, nesse sentido a reciclagem e a coleta seletiva são indispensáveis, além de designar responsabilidade às empresas no sentido dos resíduos industriais e as mercadorias que terminaram sua vida útil, como baterias de celulares, embalagens de plástico, pneus, entre muitos outros seguimentos.

3 – (valor 0,1) Analise os versos da música “É”, de Gonzaguinha:

...

É!

A gente quer viver pleno direito

A gente quer viver todo respeito

A gente quer viver uma nação

A gente quer é ser um cidadão

A gente quer viver uma nação...

...

Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.

Resposta: O cidadão tem direitos e deveres que devem ser respeitados, para que ele exerça a sua cidadania plenamente. Esta música expressa um “desabafo”, “o grito” de um povo para ter condições melhores de vida. Através dos canais institucionalizados esses cidadãos podem ampliar sua margem de atuação, permitindo que as principais ações assegurem uma melhor qualidade. Conseguem assim exercer mais plenamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com