TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Dissertações: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, diversos estudiosos constataram a necessidade de estudar o empreendedorismo e seu crescimento, já que pode e poderá mudar a forma de se fazer negócio, e mais, a sua crescente relevância para o crescimento econômico sendo forte impulsionador de empregos.

Segundo SEBRAE (2007), atualmente os empreendedores já não são vistos apenas como provedores de mercadorias desinteressantes sendo movidos unicamente por lucratividade. Ao contrário, são energizadores que assumem riscos necessários em uma economia em crescimento e produtiva. São eles os geradores de empregos, que introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico, tendo a capacidade de enxergar objetivos com clareza e traçar planos para atingi-los em prazo pré-estabelecido, identificando oportunidades nos locais mais improváveis. Sabe montar um projeto e ainda colocá-lo em prática, mesmo que, para isso, ele corra riscos, o que exige tolerância às frustrações e motivação diante dos desafios.

O empreendedor tem como ponto de partida a inovação, é aquele detecta uma oportunidade e cria algo e/ou produto novo, introduzindo na sociedade desejos e necessidades, é um ser visionário, acredita e gostar daquilo faz obtendo o conhecimento como forte aliado. Enfim não é um processo rápido onde podemos contar com a sorte ou com obra do destino.

É por este e vários fatores importantes que o trabalho fora realizado objetivando estudar e compreender como acontece o processo de “ser” empreendedor e suas principais características. Aquém de utilizar sua percepção para detectar oportunidades e sua exímia criatividade, e como o mesmo utiliza ferramentas administrativas essenciais (como a elaboração de plano de negócio e o planejamento adequado para manter a sobrevivência de seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo ), ressaltando a diferença entre o empreendedor e o administrador.

1.1. Objetivos

1.1.1. Objetivos Gerais

Compreender através de estudos, de como acontece o processo empreendedor e suas características e quais as ferramentas eficazes para auxiliar eficientemente na criação de um empreendimento.

1.1.2. Objetivos Específicos

Identificar as qualidades essências para empreender e utilizar o plano de negócio como ferramenta de planejamento.

1.2. Justificativa

O crescente impacto que o empreendedorismo proporciona para o país assim como para as empresas ou a criação de um novo negócio.

2. INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR.

2.1. Introdução do empreendedorismo

No Brasil, a introdução do empreendedorismo somente intensificou-se nos últimos anos com o objetivo de criar novos empreendimentos e de diminuir taxas de mortalidade. Segundo SEBRAE cerca de 48% de micro e pequenas empresas fecham suas portas em até seus três anos iniciais.

Uma vez que o empreendedorismo está revolucionando o mundo e seu comportamento, constatado em diversos estudos que, o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa (embora haja complexidade em ensinar este processo), já que o perfil do empreendedor de sucesso é estendido em várias qualidades.

2.2. Características dos empreendedores de sucesso

Não há dúvidas do quanto o empreendedorismo esta influenciando positivamente o desenvolvimento econômico do país, e de como estudiosos e empresas tem dado relevância ao assunto, já que as características do empreendedor podem obter resultados satisfatórios, eficazes e eficientes na abertura de novos negócios, assim como, um exímio administrador.

Segundo Dornelas (2012) o processo empreendedor pode ser definido em quatro fases: identificar e avaliar a oportunidade; desenvolver o plano de negócios; determinar e captar os recursos necessários; por fim gerenciar a empresa criada. Neste processo as características empreendedoras são fundamentais para a criação e inovação de novos empreendimentos, tendo o processo tecnológico por aliado.

Das principais características dos empreendedores as que mais expressam são: a habilidade de motivação para realizar; persistência na busca de seus objetivos, pois sabem aonde querem chegar; criativos tendo liberdade para agir independentemente; autoconfiantes sendo seguros em suas ideias e decisões; assume riscos calculados; capacidade de delegar tarefas e decisões; prospectiva para detectar tendências futuras; é líder sabe conduzir e orientar sua equipe.

Segundo Dornelas (2014) em um artigo para o site Uol uma pesquisa realizada por Adrian Furnham, do University College London, com mais de 2 mil gestores, concluindo a dificuldade que os empreendedores tem nos seus anos iniciais do negócio, de administrar conflitos emocionais, pessoais e coorporativo e, como esses comportamentos podem contribuir para a quebra da empresa, além de uma má administração e planejamento. Pois Não é só administrar o próprio negócio, temos que nos relacionar e lidar com pessoas diferentes.

Inicialmente os empreendedores de sucesso dominam suas noções básicas para criar seu próprio negócio, complementando suas habilidades através de experiências adquiridas com seu angel, sócio, colaboradores, cliente e seu macroambiente. Pois não são todas as pessoas que conseguem encaixar totalmente nas características, o que acaba limitando, havendo a necessidade de desenvolver as qualidades citadas a longo prazo. Moldando valores iniciais que premissa de fatores familiar, educacional, cultural, psicossocial entre outros...

Muitos confundem definições e habilidades do administrador com empreendedor, mas a diferença entre ambos é grande. O administrador é aquele que prioriza status, questões hierárquica, medidas cautelares, organiza e controla recursos entre outros... Já o empreendedor ele cria desejos e tendências no mercado, inova algo já existente, prioriza a equipe sendo líder nato, podendo executar todas as tarefas do administrador e ir além das expectativas. E esse é um dos principais motivos das empresas estarem focando seus interesses no empreendedor corporativo, pois este pode agregar um valor intelectual incalculável a uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com