TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Ensaios: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

“(...) A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.” (MARX, K. e ENGELS, F. “Manifesto Comunista”. 1848)

A partir da ideia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que:

a.

Na sociedade feudal, as classes ficam mais definidas devido à extrema exploração dos senhores sobre os seus servos e sua impossibilidade de deter a posse das terras.

b.

No mundo moderno, as classes alcançam um maior grau de diferenciação e conseguem definir seus papéis sociais buscando uma maior integração entre si.

c.

Na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isso somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.

d.

Nas sociedades antigas, as classes são definidas de acordo com os costumes comunais, ficando as lideranças dos grupos para aqueles que detiverem poderes sagrados.

e.

Na sociedade capitalista há uma grande força moral que une os homens em virtude da interdependência que cada um possui em relação ao trabalho do outro.

0,5 pontos

Pergunta 3

O conceito de “consciência coletiva” elaborado por Émile Durkheim está baseado no pressuposto de que existe entre os fatos sociais uma natureza coletiva de tal modo que as consciências individuais aparecem subordinadas ao pensamento orientado por regras compartilhadas por um determinado grupo social. Isso significa que:

a.

Apesar de cada indivíduo possuir uma consciência individual, não é possível afirmar que exista uma consciência coletiva capaz de resultar em maneiras padronizadas de comportamento no interior de cada sociedade.

b.

A consciência coletiva estaria espalhada por toda sociedade, impondo-se sobre as vontades individuais através das sanções legais e espontâneas.

c.

Apesar da existência da consciência coletiva, existe uma consciência individual capaz de garantir a liberdade de opinião e escolha de cada um.

d.

A consciência coletiva está ligada ao poder sobrenatural da consciência individual.

e.

A consciência coletiva atua em casos raros ou esporádicos.

0,5 pontos

Pergunta 4

A sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:

A sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.

A sociologia surge de um movimento de ruptura com os métodos utilizados pelas ciências naturais e procurou compreender as permanências dos valores feudais na sociedade contemporânea.

A sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.

A sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como força explicativa dos problemas sociais como a miserabilidade nas áreas urbanas.

Estão corretas as afirmativas:

a.

I e III.

b.

II e III.

c.

II e IV.

d.

I, II e IV.

e.

I, III e IV.

0,5 pontos

Pergunta 5

As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista na Inglaterra foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.

A partir do texto anterior, podemos afirmar que esse fenômeno favoreceu o surgimento:

a.

Da burguesia assalariada.

b.

Do operariado urbano.

c.

De servos voluntários.

d.

Do campesinato.

e.

Da elite política.

0,5 pontos

Pergunta 6

“Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade ‘livre’, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com