TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Um dos elementos fundamentais para a manutenção e sustentabilidade da vida na Terra é a manutenção dos ecossistemas. Assim, vamos iniciar nossos estudos analisando a importância de preservar e conservar os ecossistemas.

Mas o que são ecossistemas?

Se analisarmos, veremos que essa palavra é formada pelo prefixo “eco” associado à palavra “sistema”. Eco tem o significado de casa, domicílio, habitat. Logo, ecossistema pode ser entendido como o sistema onde se vive.

Já um sistema pode ser definido como conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Assim, ecossistemas são sistemas ecológicos constituídos por organismos vivos, chamados de bióticos, e por elementos não vivos, chamados de abióticos, que estão inter-relacionados. Os elementos bióticos são organismos vivos que correspondem às plantas, aos animais (incluindo o ser humano) e aos microorganismos, enquanto os elementos abióticos correspondem aos elementos físicos e químicos do ambiente, tais como minerais, luz solar, água e gases.

Assim, podemos definir ecossistema, conforme mencionado pelo ecólogo Eugene Odum, como qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interagindo para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas .

(PEREIRA; SILVA; CARBONARI, 2011)

Os elementos bióticos e abióticos interagem entre si, promovendo trocas entre os organismos vivos e os elementos não vivos.

Nesses processos, são criadas correntes de energia que conduzem a uma estrutura trófica (relações alimentares entre as espécies), a uma estrutura biótica ou a ciclos biogeoquímicos. Podemos dividir essas trocas em dois grandes grupos: o fluxo de energia e os ciclos biogeoquímicos

O fluxo de energia inicia-se pela transferência da energia solar para as plantas através da fotossíntese, que é o processo de absorção da luz por meio do qual os vegetais produzem o seu próprio alimento, transformando dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e liberando o oxigênio necessário para a manutenção de plantas, animais e seres humanos.

Essa energia é transferida para outros seres vivos, incluíndo os seres humanos, através da cadeia alimentar, processo por meio do qual as espécies que vivem em um mesmo ambiente se alimentam e servem de alimento umas às outras.

Através da cadeia alimentar, ou cadeia trófica, os produtores – seres que não se alimentam de outro ser vivo, obtendo do sol a energia que necessitam para realizar a fotossíntese – servem de alimento para os consumidores, que não produzem o seu próprio alimento, alimentando-se dos produtores ou de outros consumidores. Por exemplo, o ser humano, um consumidor, alimenta-se do boi, outro consumidor, que por sua vez se alimenta de capim – um produtor. Posteriormente, os decompositores irão atuar no processo de decomposição dos organismos produtores e dos consumidores, liberando energia e gerando substâncias orgânicas e inorgânicas que serão novamente utilizadas pelas plantas, reiniciando o processo.

Frequentemente, cada organismo se alimenta de mais de um tipo de animal ou planta, tornando as relações alimentares (ou relações tróficas) mais complexas, dando origem a redes ou teias alimentares.

Já os ciclos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com