TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

Fatos sociais

O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.

Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.

Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim :

• Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;

• A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;

• As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;

• A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);

• Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.

Ação Social

No entender de Émile Durkheim a ação social tem a sua origem no exterior do indivíduo pois resulta das pressões externas que se lhe impõem. O carácter real e objetivo dos factos sociais - definidos por Durkheim como o objeto da sociologia - torna a ação social independente da subjetividade individual. Max Weber propõe, pelo contrário, uma definição subjetiva de ação social, que tem em conta o sentido que cada indivíduo dá à sua ação. Basta que uma pessoa se situe em relação a outrem e oriente a sua ação em conformidade com as expectativas alheias para que exista ação social, mesmo quando não esteja presente o relacionamento com o outro. As conceções de Weber estão na origem do paradigma acionista em sociologia, que nasce de uma reação contra o positivismo nas ciências sociais. Este paradigma - de que, por exemplo, os interaccionistas simbólicos são tributários - dá valor às intenções e aos projetos dos atores sociais e encara as instituições não como factos sociais exteriores aos indivíduos mas como fruto da ação e interação entre as pessoas.

Visão Max

Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.

Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.

Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social:

1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;

2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;

3 – racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade;

4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos.

Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.

Na sua concepção o método deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com