TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Dissertações: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  4.434 Palavras (18 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 18

CUIABÁ-MT NOVEMBRO/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivo favorecer a aprendizagem e estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Bem como, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

Para a realização desta atividade são propostos alguns desafios a serem desenvolvidas, todas as atividades são essenciais para que se possa adquirir as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

A temática desta disciplina teve como a produção de um relatório acadêmico das Ciências Sociais e sua representação na sociedade. Ao entender que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, compreende-se que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações/estruturas sociais.

As Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade - sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, compreende-se que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações/estruturas sociais. Uma das principais aplicações práticas da sociologia é contribuir para que as pessoas entendam suas próprias vidas e a sua relação com o resto do mundo. (BERGER, Peter & LUCKMANN, 2006)

Este desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências. Para a produção deste material, a equipe leu artigos e obras, assistiu a filmes e elaboraram-se textos crítico-reflexivos.

DESENVOLVIMENTO

2.1 significados de cultura, indivíduo e sociedade

Neste trabalho foram identificados os significados de cultura, indivíduo e sociedade, problematizando a realidade da vida cotidiana e sua existência nos diversos segmentos sociais.

Nossa consciência move-se através de diferentes esferas da realidade, o que significa que temos consciência de que o mundo consiste em múltiplas realidades. Mas dentre essas realidades, apenas uma é a realidade por excelência. É aquela que experimentamos no estado de total vigília, que está organizada em torno do “aqui” e do “agora”. A essa realidade, o autor chama “realidade da vida cotidiana”. (BERGER, Peter & LUCKMANN, 1976:36)

Estes autores fazem uma análise sociológica do conhecimento que dirige o comportamento na vida diária. Para isso, eles procuram esclarecer sua visão sobre a realidade da vida cotidiana.

Esta realidade independe de nós, entendida no âmbito sociológico como sendo o conjunto de fatos que advêm no planeta independente da vontade da pessoa. Mas que ao ser vista e percebida em expectativas diferentes pelos ditos Homens comuns forma o conhecimento. (BERGER, Peter & LUCKMANN, 2006)

A obra explora a questão apresentada passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade e conhecimento, pela análise dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, pela análise da sociedade como realidade objetiva e pela análise da sociedade como realidade subjetiva.

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca o individuo, faz com que o Homem seja aquilo que é numa sociedade específica e num tempo próprio, é o desejo permanente e incessante do Homem se conhecer, crescer no mundo e escrever a história. (LARAIRA, 2007)

A palavra cultura pode, também, exprimir a totalidade, ou uma parte do pensamento e das ações que distinguem uma sociedade de outras. Ela junta um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, entre outros. (LARAIRA, 2007)

Aprendemos que a cultura não se refere apenas ao conhecimento formal que as pessoas adquirem ao longo de suas vidas, mas, também, ao modo de vida de um povo, nos tornamos parte da cultura de uma determinada sociedade por meio de um processo chamado socialização suas crenças religiosas; suas ideias políticas; seus sistemas filosóficos; suas teorias científicas; suas atividades econômicas; suas tradições e costumes; seu vestuário e culinária; seus papeis sociais e valores morais; etc.

De acordo com os sociólogos Brigitte Berger e Peter Berger, a socialização é o processo pelo qual o indivíduo aprende as regras básicas de seu universo social, assimilando o modo de vida de uma determinada sociedade.

O processo de socialização acontece em todos os espaços da sociedade, envolvendo e formando os indivíduos como seres socioculturais. Nesse processo, vale destacar a ação de alguns agentes de socialização, como a família, a escola, os grupos de amigos, os meios de comunicação e a religião, por exemplo. Os agentes de socialização se referem a contextos sociais através dos quais a interiorização dos padrões culturais de uma sociedade se realiza, ou seja, são espaços privilegiados para a aprendizagem dos modos de ser específicos de grupos nos quais se inserem os indivíduos e da sociedade em que vivem. (BERGER, Peter & LUCKMANN, 2006)

Peter Berger e Thomas Luckmann, dois sociólogos já mencionados, diferenciam dois tipos de socialização: a primária e a secundária. A socialização primária prepara o indivíduo para desenvolver os procedimentos básicos da vida cultural de sua sociedade: regras, normas e valores morais comuns à totalidade dos membros de uma mesma organização social. Já a socialização secundária diz respeito àqueles aprendizados relacionados ao modo de vida de um grupo ou categoria social especificamente. Podemos citar, como exemplo de socialização secundária, o aprendizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com