TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 10

DEFINIÇÃO DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Cultura, Sociedade e Indivíduo envolvem conceitos que, embora se relacionem, são completamente distintos. Trata-se de ver a sociedade e a cultura a partir da ótica da sociologia, da antropologia ou da filosofia? Trata-se de frisar que a sociologia ,ou a filosofia, têm uma palavra a respeito da sociedade e outra sobre a cultura.

Não vamos nos deter de complexidade da relação entre nossos eixos temáticos: sociedade, cultura e indivíduo. Vamos assumir que a ciência humana tem uma forma específica de tratar a sociedade a qual, por sua vez, é resultante de processos culturais. Portanto estamos assumindo que a sociedade não é anterior, mas resultante –pois construção humana –de processo culturais específicos. Dessa forma nosso ponto de partida para entender a sociedade é a afirmação de que ela pode ser compreendida a partir de manifestações específicas.

Em poucas palavras podemos dizer que as diferentes construções sociais produzem as diversas sociedades. Os comportamentos de uma família são distintos de outras; as manifestações socioculturais de uma cidade são distintas de outras; a formatação de cada país é especifica e não se repete.

Além disso, precisamos ter claro, como sugere Berger e Luckmann, que embora as realidades tenham existência independente da vontade humana, são percebidas de forma subjetivas. A vida cotidiana apresenta-se como uma interpretação pelos homens e subjetivamente dotada de sentido para eles na medida em que forma um todo coerente. (BERGER; LUCKMANN, 2004.p.35). Em razão disso podemos dizer que se a percepção é subjetiva sua interpretação também o será. Essa interpretação subjetiva está relacionada à consciência que o individuo tem do real que o circunda.

Outro elemento que não podemos deixar de ter claro é que ao falarmos da sociedade e de cultura estamos nos referindo a fenômenos tipicamente humanos. Trata-se de realidade humana e, portanto, nosso olhar tem o ser humano como ponto de partida. É ele que produz cultura, sendo uma das manifestações culturais a vida ou vida em sociedade.

A consciência é sempre intencional: sempre ``tende para ´ou é dirigida para objetos .Nunca podemos aprender um suposto substrato de consciência enquanto tal, mas somente a consciência de tal ou qual coisa. Isto assim, é pouco importando que o objeto da experiência seja experimentado como pertencendo a um mundo físico externo ou aprendido como elemento de uma realidade subjetiva interior. (BERGER;LUCKMANN,2004,p.37) A constatação inicial, portanto, é a existência do ser humano em suas diferentes características. O ser humano é uma realidade, mas é uma realidade que atua e interfere nos fenômenos e, ao mesmo tempo, produz indagações com vista na interpretação dos fenômenos da natureza e humanos. Tendo isso presente podemos nos colocar a seguinte indagação: O que é ser humano? Que ser é esse que chamamos de humano? O que o caracteriza e o diferencia de outro seres existentes.

O ser humano se percebe no mundo e se vê completamente diferente das demais realidades existentes. É ele quem dá sentido a existência dos existentes. Dá sentido porque pensa, porque se socializa e porque manipula os elementos da realidade, gerando cultura.

Outra característica do ser humano é a da sociabilidade. Daí vem a clássica afirmação aristotélica dizendo que `` o Homem é um ser social ´´ A sociabilidade, ou a capacidade de viver, sobreviver e existir em coletividade parece ser o que mais bem caracteriza o homem .Não nos parece que o ser humano seja, essencialmente, um ser social ,mas se faz social a partir de suas necessidades e para superar seus medos e suas limitações em relação aos outros e em relação ao mundo.

Dizendo de outra forma: o ser humano é um ser sectário e tende a se isolar e a viver isolado.

Socializa-se porque percebe impotente diante da natureza, mais forte que ele, e por ter medo de não sobreviver procura ajuda de outro seus semelhantes. Assim se faz sociável numa atitude tipicamente egocêntrica, medrosa e aproveitadora. Para fugir de seus medos e disfarçar sua fraqueza aproveita-se da fraqueza dos seus semelhantes. Assim sendo o viver e sociedade é apenas uma forma de o homem se preparar para se isolar depois de se aproveitar das fraquezas dos outros seres, como ele, fraco e medroso.

O mundo humano só existe enquanto existe os ser humano e por isso ele é constantemente recriado, como cultura e como valor a serem transmitidos às novas gerações. Por isso o ser humano dá tanta importância à educação, pois ela é um dos principais meios de recriação do mundo: recria a sociedade e a cultura.

A CLASSE OPERARIA VAI AO PARAISO

O filme Conta à história de um homem que trabalhava em uma empresa de peças para motor, ele era separado, mas já tinha um filho e estava novamente com outra mulher. Ele era considerado o melhor trabalhador da empresa por ser o más rápido e produzir mais!

Ele já estava ficando paranóico com tanto trabalho que já não prestava, mas a tensão em sua mulher e, ela já estava reclamando por ele não o dar, mas atenção, ele era o mais rápido e com isso os donos da empresa já o conhecia e o tratavam um pouco melhor que os outros. Ele trabalhava muito e nem sabia o que os donos da empresa faziam com as peças depois de colocadas nos motores, ele já estava ficando louco e em mas um dia cansativo de trabalho a empresa recebeu novos trabalhadores e ele era encarregado de explicar sobre a produtividade para os novatos. Ele éomas rápido em tudo, para fazer testes em novas máquinas ele é o encarregado, antes dele avia outro homem também eficiente como ele, mas ele estava em um sanatório, certo dia ele foi o procurar para conversar. O senhor já aposentado o falou “os pobres enlouquecem por falta de dinheiro, o ricos enlouquecem por excesso de dinheiro”. Os operários queriam muito férias e aumento de salário e ele no inicio não entra nas reuniões.

Em mas um dia cansativo de trabalho ele perdeu um de seus dedos e a partir dai ele começa a mudar suas opiniões com relação a tudo que ele pensava e achava antes, e começa a participar das reuniões e greves. E tudo começa a mudar a partir daquele momento, eles fazem uma grande manifestação em frente à empresa e a polícia é chamada para acalma tudo, mas não adiantou, um dos donos aparece na hora da revolta e eles o atacam.

Ele começa a ser procurado juntamente com seus companheiros pela polícia e decidi levar seus amigos para a casa onde mora com sua mulher, mas ela não gosta nada daquilo e decidi ir embora com o filho, mas seus amigos acham que ela vai entregar eles e vão embora também! E ele começa a vender tudo que tem para ir embora, ele volta à firma que trabalha e é demitido por ter se revoltado contra seus patrões, mas tudo continua igual até que por fim eles conversão com os donos da fábrica e então em acordo e finalmente tudo parece ter sido resolvido.

DESIGUALDADE SOCIAL

Documentário: Ilha das Flores e Bumbando

Imagens comentadas

Em Ilha das Flores uma das imagens que mais transtorna a consciência humana é que as crianças e também pessoas adultas alimentam-se de lixo. Quando o lixo chega para alimentar os porcos, os empregados coletavam só o que era considerado para o alimento dos porcos. O restante lá jogado era liberado para que de dez em dez pessoas entrassem no cercado e coletassem o restante para se alimentar do que nem pra os porcos serviam de alimento.

Também o convívio com o lixo em busca de trabalho e renda, buscando dele a alimentação e alternativas de trabalho com a reciclagem.

Tratar pessoas como se fossem animais é uma das coisas que também foi abordada no documentário, mas como pode pessoas que tem direito a vida com dignidade serem tratadas desta forma. São bem visíveis que para a sociedade a riqueza e a capacidade de ter dinheiro fazem com que pessoas julguem, outras sejam esquecidas e privadas de uma vida melhor. Assim é a realidade do nosso dia-a-dia com a sociedade.

A disputa entre as pessoas e os ratos em um lixão para sobreviver com o resto de alimentos, com o que não é saudável para a alimentação humana foram bem retratados no documentário.

Em Bumbando, pessoas não tendo onde morar busca em lugares de risco construir moradia. Em épocas de chuvas as encostas caem sobre as casas matando as pessoas, Moradias são feitas sem a autorização da prefeitura e também pouco é feito por essas pessoas para que elas saiam dessas áreas de risco. Chama muita atenção um morador desse local que parecia não ter muitos estudos, mas que compreendia que ali não era um local adequado para morar e que também não tinha como sair dali, pois as condições eram miseráveis, sem dinheiro, sem trabalho, sendo praticamente obrigados a conviver ali. Barracos eram as casas daquela localidade sem segurança, conforto e apenas sonhos de ter moradias para a população que ali habita.

O esgoto a céu aberto também é a realidade dos moradores que convivem com o mau cheiro, como moram perto da água, logo a poluição passa a incomodar os moradores da localidade. A imagem de ver pessoas jogadas ao acaso é uma coisa muito ruim, porque como o nosso país é um lugar tão rico de terras, águas, e tanto outros itens, ainda a pobreza abala a população.

As mortes por soterramento eram também bastante comentadas no documentário, porque como a terra em momento de chuvas fica bastante encharcada e também não tendo a proteção das raízes o desmoronamento é constante, derrubando as casas e tudo que estar sobre ela.

No Brasil as causas sócias são prioridade das representações públicas para amenizar os problemas da classe pobre do país, o que de fato não acontece, mais é uma obrigação do poder público. Só desta forma, quando as pessoas não forem mais jogadas ao acaso e que o país passará a ser um lugar melhor.

EXPLORAÇAO DO MEIO AMBIENTE, FATORES COM FUNDAMENTO SOCIOLOGICO

PAJERAMA

O documentário “Pajerama” trata de uma temática bastante preocupante na atualidade. À questão da tecnologia com a interação ao meio ambiente, que tenta reagir as modificações que ela esta causando a natureza.

Podemos entender que a natureza conseguiu se restabelecer ficando apenas os vestígios da urbanização, que mesmo assim é percebida pelo o índio, que também é um símbolo vivo da natureza.

Com o domínio desenfreado do homem com os recursos naturais, os seres vivos estão ameaçados, a terra esta imprópria para produzir, entre outros fatores que consequentemente também atingirão os seres humanos. Assim, é preciso de atitudes rápidas para preservar os recursos de nosso planeta.

Óbvio que nós, as pessoas não poderemos em fim, da um final aos nossos atos de consumismo a matéria prima, pois dela é que temos o nosso sustento de vida, mais também é fundamental que tenhamos consciência que é fundamental o cuidado e sempre procurar meios de trazer menos impacto ao ambiente, a fauna e a flora.

Portanto, com tantos problemas ecológicos que já sofremos como as enchentes, as secas, e tantas outras catástrofes que as populações enfrentam, é fundamental, nós sermos capaz de pensar, cria, reinventar maneiras de interagir de maneira pacifica com o nosso planeta.

CONCLUSÃO

As Ciências Sociais estuda sistematicamente o comportamento social do ser humano e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o mesmo em suas interações sociais e estudar a ação social em suas diversas dimensões.

A Sociologia é uma das partes das Ciências Sociais que tem a missão de estudar a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Sua função é observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, e ao mesmo tempo se preocupar com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos.

A Sociologia nasce da própria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como função ideológica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da ciência. Nesse sentido, se expõe o paradoxo das Ciências Sociais, que ao contrário das ciências da natureza, as ciências da sociedade estão dentro do seu próprio objeto de estudo, pois todo conhecimento é um produto social.

A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. E não há como pensar em sociedade e individuo sem pensar em cultura. A sociedade se constrói na interação com a cultura de cada homem. Cada indivíduo, com culturas diferentes, faz parte da sociedade e nela se ajusta. Portanto, cada indivíduo deve ser analisado de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

 ARANHA,Maria L. Arruda;MARTINS,Maria Helena P.Filosofando:introdução à filosofia .2 ed São Paulo : Moderna, 1997.

CHAUÍ. Marilena Convite à filosofia. 13 ed. São Paulo: Àtica, 2005.

✓ Livro: A construção social da realidade (BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas)

✓ Livro: Fundamentos de Sociologia Geral (DIAS, Reinaldo)

✓ Filme: A classe operária vai ao paraíso (Diretor: Elio Petri. Itália, 1971)

✓ WWW.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=bumbando

✓ WWW.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=ilha_das_flores

✓ WWW.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=pajerama

...

Baixar como  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »