TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais Atps

Casos: Ciencias Sociais Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  3.384 Palavras (14 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

No decorrer desse estudo iremos entender que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, compreende-se que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações/estruturas sociais.

"Do mesmo modo que não podemos julgar um indivíduo pelo que ele pensa de si mesmo, não podemos tampouco julgar estas épocas de revolução pela sua consciência, mas, ao contrário, é necessário explicar esta consciência pelas contradições da vida material, pelo conflito existente entre as forças produtivas e as relações de produção." [Karl Marx]

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1

Etapa 2 - Com base na leitura solicitada no Passo 1, identificar e listar os significados de cultura, indivíduo e sociedade. Esta lista de significados será necessária para composição do Relatório Final

Significado de Cultura: É algo inerente ao ser humano. Não há cultura fora dos humanos. O homem, ao contrário de outros animais, não vive no mundo natural tal como esse lhe foi apresentado.

A cultura se origina quando o homem começa a se diferenciar de outros animais (há milhares de anos), quando ele começa a utilizar instrumentos que facilitam sua ação cotidiana, começa a usar agasalhos e a se organizar além do que sua condição biológica lhe exigia (não só satisfazia as necessidades que sua condição biológica lhe impunha como a necessidade de comer, de se reproduzir, de se defender, de se proteger do tempo, etc.).

A definição considerada a mais importante é a formulada por Edward B. Taylor, em 1871, que afirmou que cultura é “todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Significado de Indivíduo: o indivíduo precisa de outros para ser civilizado, para assimilar características humanas, sendo difícil a vida sem a convivência em grupo. A sociedade, então, é originada antes do próprio indivíduo.

Cada grupo social define as características que cada ser humano terá dentro deste mesmo, porém, mesmo com características semelhantes são adquiridas diferenças, o que torna cada indivíduo, único.

A socialização consiste na aquisição que o ser humano possui durante sua vida em formas de pensar, agir e sentir. Há principais agentes que influenciam no processo de socialização: a família, responsável pelos primeiros contatos sociais; a escola que proporciona uma interação com pessoas de outros núcleos familiares e, também, contato com uma organização; os grupos de status que variam de acordo com a idade; os meios de comunicação em massa que influenciam no modo de agir e os grupos de referência demonstram modelos de comportamentos, atitudes que são imitadas (seja positivas ou negativas).

Significado de Sociedade: uma sociedade é um grupo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. As sociedades são unidas por meio de relações sociais não só entre as pessoas, mas também entre as instituições sociais (família, educação, religião, politica, economia). E, por estarem interconectadas, invariavelmente a mudança em uma conduz à mudança em outras.

As instituições sociais estabelecem vínculos entre o passado, o presente e o futuro: elas dão continuidade à vida social.

A cidadania se realiza na vida concreta, cotidiana, na dinâmica das relações sociais. Para ser possível que diferentes grupos vivam (e convivam), o homem tem lutado por condições justas e dignas de convivência e, a partir dessas lutas e de conflitos sociais, vem estabelecendo coletivamente essas condições na forma de direitos.

Essas categorias de direitos foram sendo criadas historicamente, tendo em vista as várias dimensões da vida do indivíduo e do cidadão a que se referiam. Com o surgimento de novas necessidades na vida social, novos direitos foram conquistados e os já estabelecidos foram revisados ou reformulados.

Apesar dessas classificações, os direitos não podem ser fragmentados. São indivisíveis e interdependentes. Para que um dos grupos de direitos exista plenamente, é preciso que todos os outros estejam garantidos.

ETAPA 2 – Argumentações em relação à questões, Trabalho, Consumo e Sociedade

Passo 2 Elaborar um relatório parcial, de uma página, que contenha argumentações em relação às questões: trabalho, consumo e sociedade.

O homem se aliena dos resultados do seu trabalho, dos objetos sob a forma de mercadoria, da materialidade circundante em geral. O operário Lulu Massa, “A classe operária vai ao paraíso”, se encontra em sua casa cercado de objetos sem utilidade e sem valor, que depois de adquiridos não podem ser consumidos nem sequer revendidos, que dirigem a sua vida e dos quais não pode sequer usufruir. O status de vida pequeno-burguesa ambicionado por sua companheira sacrifica até a convivência no ambiente do lar, tornado infernal por brigas constantes. Na civilização burguesa é mais importante conservar os objetos do que satisfazer os seres humanos.

O trabalho é uma atividade torturante que não tem significado em si, mas é necessário como meio de sobrevivência. O homem se desumaniza quando trabalha, pois torna-se máquina, animal de carga. O trabalho é sua tortura e não sua realização. O trabalhador se sente humano quando está fora do trabalho e não dentro dele. E no entanto, este “sentir-se humano” é um mero intervalo escapista no qual não são permitidas outras atividades criativas, nem sequer o sexo, pois o intervalo se destina apenas a repor as forças do animal-trabalhador para a jornada seguinte.

Sob o capitalismo, o operário deve se contentar em vender a sua força de trabalho ao capitalista e adquirir em troca a possibilidade do consumo, sem o direito de questionar para o que trabalha e porque deve consumir o que lhe é oferecido. Ele tem um papel na sociedade, o qual lhe cabe cumprir servilmente. Não lhe é dado opinar, decidir, escolher, propor nada, visto que a administração da sociedade está totalmente fora de seu alcance, entregue a um mecanismo distante e impessoal. Lulu não sabe nem sequer quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com