TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciencias Sociais 2012

Exames: ATPS Ciencias Sociais 2012. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  3.568 Palavras (15 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................2

2.MATERIAL E MÉTODOS..........................................................................................3

2.1 Cultura, indivíduo e sociedade................................................................................3

2.2 A construção social da realidade.............................................................................3

2.3 A vida cotidiana......................................................................................................5

2.4 Classe operária vai ao paraíso.................................................................................5

2.5 Interações Sociais...................................................................................................7

2.6 Bumbando e Ilha das flores....................................................................................9

2.7 Pajerama................................................................................................................10

3.CONCLUSÃO............................................................................................................11

4.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Entender que a Sociologia é importante para as Ciências Sociais, porque reside no fato de ela constituir-se em uma ferramenta muito útil para compreendermos os fenômenos sociais, tanto amplos, de caráter macro, quanto menores, de caráter micro e mais regionalmente ou comunitariamente localizados.

Compreender os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais.

Definir o que é cultura, indivíduo e sociedade, pois para compreender o comportamento humano, suas ações e reações a uma determinada situação, são necessárias entender o contexto social que o mesmo está inserido, quais são suas visões, suas limitações de pensamento e movimento dentro de seu raio de ação. Indivíduo, cultura e sociedade estão intrinsecamente ligados, e não se entende um sem entender o outro.

Retratar e criar situações cotidianas de desigualdade social, relacionando tais fatores com os fundamentos sociológicos, através de um texto crítico-reflexivo sobre os documentários do tema, e de imagens que mostrem essas divergências sociais.

Refletir sobre situações do dia-a-dia sobre a exploração do meio ambiente por meio de um texto crítico-reflexivo.

2. MATERIAL E MÉTODOS

2.1 Cultura, Indivíduo e sociedade

Cultura: É como uma lente através da qual o homem vê o mundo. A cultura “molda” o indivíduo social, tece as regras da socialização (processo pelo qual todos os seres humanos passam sua vida em sociedade e que é um processo contínuo que começa com o nascimento e termino com a morte), delineando assim, os relacionamentos entre diferentes grupos sociais e os indivíduos entre si (BENEDICT, 1972).

É formada por um conjunto de traços que indica como se deve agir, pensar, vestir e quais valores costumes devem ser preservados e transmitidos, sendo o homem o único ser possuidor de cultura.

Individuo: um indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que é considerada uma entidade. Várias pessoas consideram um indivíduo responsável por suas ações. Através da socialização primária o indivíduo toma posse de um “eu” e de um “mundo” objetivo, ou seja, é integrado a uma dada realidade. O indivíduo adquire conhecimento do papel dos outros e neste processo entende o seu papel, em suma, apreende sua personalidade através de uma atitude reflexa.

A reflexão do indivíduo leva a uma diferente forma de transcendência; através do pensamento, da objetivação linguística, torna possível experimentar um mundo, fantasioso ou não, contemporâneo ou não.

Sociedade: É o convívio entre seres humanos em dado espaça e tempo, possibilita a existência de organizações humanas que instituem regras, normas, leis e condutas que lhes são próprias. Formada por uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade artística etc.

2.2 A construção social da realidade

A obra “A Construção social da realidade” é mostrar que a realidade do senso comum pode ser influenciada pelo mercado de ideias. A obra mostra a realidade o que constitui a realidade cotidiana do mundo. Segundo o autor, para entender a realidade da vida cotidiana é necessário ter ciência de que a filosofia é inerente a essa construção.

O mundo da vida cotidiana não é apenas uma garantia dada pelos membros da sociedade, mas também surgem de aspectos particulares como pensamentos e ações.O autor entende que a melhor técnica de para atender a natureza dessa realidade é a fenomenologia, já que essa se constitui como uma técnica descritiva empírica, mas nãocientifica do ponto de vista de ciência empírica.O senso comum tem diversas interpretações sobre a realidade cotidiana, sobre os objetos seapresentam a consciência como sendo de diferentes esferas da realidade.Segundo o autor a realidade se forma a partir da relação com outro.

Mas o sentido de realidade nesse livro é de coisas corpóreas ou materiais, ou seja, eu chamo de realidade objetiva as coisas que eu sei que existem porque são corpóreas. (corpóreas no sentido de possuir significado).Por exemplo, devemos ter na mente como saber reconhecer seus semelhantes que se deparam na vida diária e ciência sobre os desencarnados que aparecem em meus sonhos. Não posso dizer que aquele sujeito que morreu e apareceu no meu sonho é real, mas eu posso dizer que ele já foi real e que ele ainda está em minha realidade por meio da lembrança.

Logo, devemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com