TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ciencias Sociais

Artigo: ATPS Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

Polo de Apoio Presencial de Porto Alegre-RS

ADMINISTRAÇÃO

Ciências Sociais

ANTÔNIO FERMINO – RA: 350513

LOIVA SCHARDOSIM – RA: 362983

VIVIANE BEATRIZ NUNES PEREIRA – RA: 380509

YASMINI RAMOS IZIDORO BRAGA – RA: 350519

ATPS – CIÊNCIAS SOCIAIS

Tutor à Distância: Cláudia Regina Benedetti.

PORTO ALEGRE

2012

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

ANTÔNIO FERMINO – RA: 350513

LOIVA SCHARDOSIM – RA: 362983

VIVIANE BEATRIZ NUNES PEREIRA – RA: 380509

YASMINI RAMOS IZIDORO BRAGA – RA: 350519

Trabalho de Ciências Sociais do 2º Semestre apresentado à banca examinadora da Faculdade Administração Anhanguera – Uniderp, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração de Empresas sob a orientação da Professora Ma. Juliana Leite Kirchner.

PORTO ALEGRE

2012

INTRODUÇÃO

Hoje em dia a ciência está presente em tudo o que conhecemos, a ciência é o estudo detalhado e aprofundado de um determinado assunto. Ela tem o intuito de mostrar como as coisas funcionam, mostrando suas circunstâncias e motivos de acontecimento. Um dos temas objetos dos estudos da ciência é a sociedade, pois todos vivemos em sociedade e para desvendar todos os mistérios, temos as ciências sociais.

As ciências sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade, através dela podemos ver sua origem, seu desenvolvimento, sua organização, os diferentes grupos sociais e sua cultura. Diferentes são as situações encontradas em uma sociedade, seja ela como um todo, em nível de uma nação ou como uma família.

Etapa um

Todo ser humano independente de raça, cultura, crença ou idade, e querendo ou não, está incluído em um grupo social. Além deste, cada indivíduo tem a sua própria sociedade, seja o trabalho, os amigos, escola, família, afinal todo ser humano tem uma vida social seja ela grande ou pequena.

Podemos classificar cultura como os costumes de um povo, todos os fatores adquiridos ou formados por um grupo de pessoas que convivem entre si. É um conjunto de costumes, crenças, moral, lei, hábitos, no qual é adquirido na sociedade em que os membros vivem. Há muitos novéis na cultural, e diversas classificações e divisões, por exemplo, temos a cultura do capitalismo, porém nos capitalismos cada país tem a sua cultura, em cada país, cada região tem sua cultura que se diferencia de todo o país.

O estudo da cultura hoje assume um aspecto muito importante de valorizar o próprio ser humano em toda a sua diversidade. Manter a diversidade dentro da globalização e no encontro de valores universais deve ser o maior desafio da humanidade hoje. E para manter múltiplas culturas convivendo no mesmo espaço e no mesmo tempo devemos entender cada vez mais o quão relativo são os nossos julgamentos do que é certo, errado, bom, ruim e assim por diante, quando examinados fora de seu contexto cultural.

É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social.

O indivíduo é o produto da sociedade, é um ser social construído a partir da educação, da assimilação e da transmissão da cultura, de normas, princípios, morais, religiosos, éticos ou de comportamento, mesmo tendo uma formação familiar que é à base da sociedade, este indivíduo transforma se em um ser individual moldado pela cultura e sociedade onde está inserido. Mas apesar de viver na sociedade cada indivíduo responde por si mesmo, ou seja, é responsável por si mesmo e por seus atos.

A sociedade e a parte formada pelos indivíduos e suas culturas. A definição mais formal para sociedade é ser um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, formando uma comunidade, ou seja, algo que todos têm em comum. “As sociedades são unidas através das relações sociais, não só entre as pessoas mas tambémentre as Instituições Sociais (família, educação, religião, política, economia). Por estarem interconectadas às instituições sociais, invariavelmente a mudança em uma conduz mudança em outras. As instituições estabelecem vínculos entre o passado, o presente e o futuro, elas dão continuidade à vida social.

Uma outra característica importante das sociedades é que elas são estruturadas desigualmente. Não há registro de nenhuma sociedade onde não ocorresse de alguma forma algum tipo de desigualdade social. Em todos ocorre em maior ou menor grau o fenômeno da Estratificação Social, a divisão da sociedade em camadas que têm acesso desigual a riqueza, poder e prestígio”. Conforme Dias, Reinaldo (2010).

A vida que temos hoje é formada por esses três itens a cultura, o indivíduo e a sociedade, onde um completa o outro, e também um pode modificar ou transformar o outro em um ciclo que não para. Um indivíduo pode mudar uma sociedade, uma sociedade pode criar uma cultura, e uma cultura moldar uma sociedade e o indivíduo.

Atualmente a globalização vem influenciando a sociedade. O primeiro aspecto do processo de globalização é a necessidade de uma base material, uma infraestrutura que permita e facilite o desenvolvimento de uma economia globalizada.

As empresas aproveitam as vantagens comparativas existentes em diferentes regiões: baixos salários, proximidade com as matérias-primas, legislação favorável, isenções, incentivos fiscais, etc. Este cenario propicia a mutação das culturas locais, transformando em uma cultura intercionalizada, contribuindo com o aumento das desigualdades sociais.

A solução deste problema está na conscientização da sociedade, visando um desenvolvimento sustentável . É importante o planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com