TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciências Sociais

Exames: Atps Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO A DISTÂNCIA- CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

Campo Grande-MS

Novembro/2012

CIÊNCIAS SOCIAIS

Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentada como atividade avaliativa da disciplina CIÊNCIAS SOCIAIS do curso Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da professora EAD Profa. Ma. Cláudia Regina Benedetti da tutora a distância Adriana Gonçalves e tutora presencial Andréia Rodrigueiro.

Campo Grande-MS

Novembro/2012

Objetivo do Desafio

Entender que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, compreende-se que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações/estruturas sociais.

Ciências Sociais e sua representação na sociedade.

1ª ETAPA

Compreender as definições e significados de cultura, indivíduo e sociedade, bem como reflita e problematize concepções da Sociologia no cotidiano.

Cultura;

E o estudo e a criação de uma ciência social para melhorar as condições de vida e de questões financeira de uma determinada sociedade que já se encontra um pouco defasada. Mas com certa dificuldade de implantação pela nossa cultura de que hierarquia social já pré- estabelecida tentando assim fazer descobrir o conhecimento da sociologia que tem seus princípios em um dos criadores como Karl Max.

Indivíduo;

Na visão Berger e Luckmann são vitimas as sociedades capitalistas que onde ter é poder, com isso dependendo de sua origem rica ou pobre já se estabelece seu destino ou classe social sendo nada mais de um produto da sociedade. Assim que ele passa a ter conhecimentos das ciências sociais ele passa a criar novar oportunidades e se incluir em outros grupos mais evoluídos e consequentemente níveis mais elevados dessa mesma sociedade em que vive.

Sociedade;

A sociedade na visão do Françes Pierre Bourdieu e o entendimento da realidade que é a forma de grupos já estabelecidos e funcionais, vida cotidiana que e formada com a natureza obrigações e limites. Durkheim segundo Minayo ele vê como a “coisa” uma base de estudo pra assim poder se criar uma sociologia com interesses, mas especifico para essa determinada sociedade com mais precisão.

Cada um com sua religião, golpes em igrejas, ganhar dinheiro... essa é a preocupação da sociedade hoje sem pensar no meio ambiente, os jovens já não pensam em casamento, mas sim em ficar sozinhos, a tecnologia depois de poluir todo o meio ambiente com carros, industrias agora começou a pensar em despoluir, popularizou se a internet significativamente, que é a arma do consumidor, aqui no Brasil, a violência cresce e a corrupção.

2º ETAPA

Compreender os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais das Ciências Sociais, bem como problematizar a questão da estrutura. Refletir sobre o filme e estabelecer um contraponto em relação à leitura realizada sobre o tema.

A classe operaria vai ao paraíso é um filme que retrata bem como é a realidade em que nos vivemos mostrando que nos somos uma peça de quebra cabeça nesse quadro que é a nossa sociedade. O indivíduo que faz parte de uma fabrica em que seu pequeno papel se torna fundamental no conjunto de operários. E sua classe como a maioria do outros, são os menos favorecidos que já tem seu papel já estabelecido pela sociedade ou classe financeira, com isso vitima da falta de cultura ou estudo.

Mas tudo isso ao passar do tempo e com sua experiência começa a perceber muitos descasos e irregularidades e começa a compreender que medidas devem ser tomadas para que se melhore a qualidade de vida dos funcionários e consequentemente para empresário. Berger Luckmann acreditam no estudo do conhecimento da sociologia para uma construção de uma saciedade melhor e autossustentável, o filme retrata um pouco desse fato muito importante que é a busca do conhecimento através do conducão e outros recursos que estavam ao seu alcance.

> Elaborar argumentações em relação às questões: trabalho, consumo e sociedade.

FALTA

>Identificar e listar as diferentes reflexões e opiniões da equipe em relação ao filme e aos estudos sobre a temática abordada.

FALTA

>“Quais interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual?”.

Falta

3ª ETAPA

Refletir/problematizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com