TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociao

Dissertações: Ciencias Sociao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Com o desafio proposto pela ATPS, apresentamos os resultados obtidos pelas pesquisas realizadas e o parecer do grupo sobre a Teoria Geral da Administração.

Abordaremos o significado da palavra Administração, Escolas de Administração e suas teorias ao decorrer da história, Revolução Industrial e o surgimento da Teoria Administrativa.

Citaremos aqui o ponto de vista do grupo quanto à questão: Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?

1. Fundamentos da Administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.

De acordo com nossas pesquisas realizadas observamos que a Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos _ individual, familiar, grupal, organizacional ou social.

Embora o processo administrativo seja importante e qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estuda- la é seu impacto sobre o desempenho das organizações.

É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções focadas para organizar e maximizar lucros e rendas ou adequar qualquer prestação de serviço.

Os principais fatos a serem citados na utilização da administração em setores políticos, econômicos, sociais na história, seriam tal como no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Na China, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as regras de Administração pública de Confúcio exemplifica a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração. E, ainda, as instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, já na Idade Média, destacavam-se como administradores natos.

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.

As escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas são:

Clássica; Eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração, eficiência do modo burocrático de organização.

Neoclássica; Estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com