TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Socias

Resenha: Ciencias Socias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Resenha  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  132 Visualizações

Questão discursiva:

Leia o texto abaixo eresponda as questões propostas:

Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autorfez as seguintes observações no seu diário:

"Frequentemente me perguntoque vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que nãotemos o direito de olhá-los de cima para baixo. Onde nosso povo,poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui.. Nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamentefalando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, elareside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...)" (Trecho extraído do livro Antropologiacultural/Franz Boas. Celso Castro (org). Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor,2004).

Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa?

R: O método Etnográfico, poisele se inseriu na cultura e na sociedade dos esquimós e vivenciou todaa sua rotina de vida para chegar a conclusão final.

Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observaçõesfeitas por Franz Boas.

R: O autor na sua convivência com outro modode viver em sociedade dos esquimós que não é igual ao seu, chegou a conclusão do relativismo cultural, pois a sua cultura que se dizeducadas não excede a hospitalidade deles, por serem em menos numero do que em uma sociedade ocidental por exemplo, são tão educados e organizados socialmente quanto nós.

Objetiva B

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com