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Ciencias Socias

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Por:   •  2/9/2013  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

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INDIVIDUALISMO

ÉMILE DURKHEIM

Fato Social

- Exterioridade (o fato social é exterior ao indivíduo).

- Coercitividade.

- Generalidade (o fato social é geral).

* Os fatos sociais são regras jurídicas, morais e sistemas financeiros.

Método: Tratar os fatos sociais como COISA a partir de três princípios de orientação racionalista

positivistas:

1. A sociedade é regida por leis naturais.

2. De que a sociedade pode ser estudada pelos métodos da ciência da natureza.

3. De que as ciências da sociedade, assim como da natureza, devem limitar a análise de

fenômenos de forma neutra, objetiva e livre de julgamentos.

- O método envolve três características:

a) Ser independente diante de qualquer filosofia, visando apenas o princípio da causalidade.

b) Garantir a objetividade eliminando as pré-noções e examiná-los como são.

c) Devem ser explicadas por outro fato social, por comparatividade.

CONSCIÊNCIA COLETIVA

MAX WEBER

- Sua corrente tenta compreender a sociedade sob a ótica do conflito.

- A maior diferença entre essa corrente e a de Durkheim é a sociedade por meio social de Durkheim

e a sociedade por meio das ações do indivíduo de Weber.

- Weber faz uma diferenciação entre Ciência x Política e Economia x Sociedade. Ele imagina uma

sociedade neutra, em que a ciência não se deve misturar com a política e analisa a sociedade, mas

abstém-se da opinião.

EVOLUCIONISMO CULTURAL

- Ideologia científica que preconizava a evolução necessária e linear das sociedades humanas, à

exemplo da civilização européia.

- A vertente cultural do evolucionismo seria a aplicação da teoria geral da evolução ao fenômeno

cultural.

Maine: interessado na evolução do Estado estudou o parentesco dos povos primitivos acreditando

que a família patriarcal era a forma original e universal da vida social.

Hadson: ressaltou a evolução nas artes.

James Frazen: postulava três etapas da evolução pelas quais todas as sociedades passariam – magia,

religião e ciência.

Morgan: distinguiu 3 grandes períodos da evolução: selvageria, barbárie e civilização.

ELEMENTOS BÁSICOS DA ESCOLA EVOLUCIONISTA

1. Sucessão linear (consistia em um sistema hipotético de progressão singular e universal.

2. Observação do presente pelo passado.

3. A busca da origem explicativa da humanidade.

4. Método corporativo (que ordenavam os dados observados de acordo com os princípios

estabelecidos cronologicamente).

ESCOLA HISTORICISTA

- Procurava explicar o desenvolvimento cultural através do processo de difusão de elementos

culturais de uma sociedade a outra (praticamente nada se inventava, tudo se trocava).

- Dava ênfase no fenômeno da difusão e nos contatos entre os povos, e surge em reação às

simplificações do evolucionismo, oferecendo maior rigor científico às informações.

FUNCIONALISMO

- Rejeitam na teoria da cultura a explicação da origem da história, propagando a lógica do sistema.

- Defendiam uma visão sincrônica da realidade social, ou seja, uma realidade disposta num espaço

determinado independente do tempo passado.

- Relacionam a sociedade a um organismo, uma unidade complexa.

RESUMO DO LIVRO

“ANTROPOLOGIA PARA QUEM NÃO VAI SER ANTROPÓLOGO"

I. O que é, como surgiu?

1. O que é Antropologia?

O estudo das Ciências Sociais é motivo de grandes questionamentos quanto a sua utilidade.

Afinal, o desconhecido de tal matéria é praticamente geral, mesmo entre os estudantes.

Além de que existe um grande pensamento equivocado em relação ao protótipo do antropólogo,

onde ele é visto como alguém da selva, em busca de aventuras e de desvendar histórias.

E muitas pessoas também os confundem com outros tipos de profissionais relacionadas com a

pesquisa histórica, como os arqueólogos, ou até com os paleontólogos, ao imaginar que eles estudam

os fósseis ou algo relacionado.

Outra complicação à cerca da Antropologia é quanto ao significado de seu nome, que diz ser o

estudo do homem, mas atualmente este é um conceito inválido, mesmo porque não tem um sentido

próprio e abranda o geral.

Entretanto, a Antropologia não tem um conceito claro, ela é um conjunto de estudos e pesquisas

das coisas que estão no nosso meio social, seja em relação à educação, à política, etc., envolvendo

desde os índios até a sociedade contemporânea.

2. Como surgiu? Um pouco de história

A

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