TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Socias E O Positivismo

Artigo: Ciencias Socias E O Positivismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Artigo  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

Analise ao Show de Trumam com reflexo em filosofia

O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações, o que ocorre no filme com Truman ele passa a sua vida presa em uma ilha artificial feita especialmente pra ele, que ao decorrer dos seus trinta anos ele imagina e projeta uma vida fora da ilha, coisas estranhas acontecem e ele vive se questionando sobre determinado local, e começa sobre fortes suspeitas de tudo e todos.

O mito nos leva a imaginar em uma situação que pode ocorrer na caverna: “Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.”

No filme Truman decide sair de sua caverna, mas ao contar para seus amigos e familiares pessoas que dizem o amar, eles o ridicularizam e o questiona sobre temas como lealdade o que fazem Truman desanimar, ate que fatos ocorram que o faça levar a crer que a sua vida e artificial. Determinado e visto que tudo não passara de uma mentira Truman luta com todas as suas forças para sair da ilha, enfrentando riscos que pode fazer perder sua própria vida para se tornar um homem livre.

Um fato que é interessante e quando Christof da uma entrevista falando sobre a situação que Truman se encontra. Entrevistador pergunta Christof e: “por que Truman nunca pensou até agora em questionar a natureza do mundo em que vive?”Christof reponde dizendo que “aceitamos a realidade do mundo tal qual ela nos é apresentada, Truman pode ir embora quando quiser. Se tivesse algo mais que uma mínima ambição, se estivesse absolutamente decidido a descobrir a verdade, não poderíamos impedi-lo. Truman prefere a sua cela”.

Quando ele responde de tal maneira ele nos remete a pensar sobre a realidade em que vivemos, ele nos diz nada mais que a verdade. Nos aceitamos a respostas que nos são dada desde nossa infância ate o fim de nossas vidas sem nos questionar, nos podemos ter uma “atitude filosófica” e descobrir nossas verdades, mas preferimos nossas celas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com