TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Pesquisa

Pesquisas Acadêmicas: Ciência E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso:Contabilidade

Professor: IVETE DE FATIMA ROSSATO

Nome do aluno:

Data: 01/04/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.

Esquema 1 – Relação sujeito-objeto

Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.

Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)

Foto 1 – superlotação carcerária

Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 20 fev. 2013.

R: Com base no conteúdo apresentado na unidade 1, pode-se concluir que as duas formas de apropriar-se do conhecimento diretamente e indiretamente:

 Diretamente: não se faz necessário a intermediação de uma pessoa/meio de comunicação. A apropriação do conhecimento ocorre no dia-a-dia, ou seja, é algo que faz parte da nossa realidade dispensando a necessidade de leitura, por exemplo, para entendimento do objeto.

 Indiretamente: No caso de apropriação indireta o sujeito não vive a realidade do objeto de estudo, desta forma para entendê-lo é necessário buscar outros meios como leitura, pesquisa, outras pessoas.

Analisando a figura apresentada acima identifica-se como objeto de estudo a superlotação carcerária, pois conforme o estudado o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer, no caso analisando o sujeito da figura são os presidiários. Por sua vez o objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito, entende-se como objeto da figura a superlotação.

Questão 2:

A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.

Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.

Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.

Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)

SENSO COMUM FILOSOFIA

Elaborado de forma espontânea e instintiva (ametódica)

Racional (metódica)

SENSO COMUM CIÊNCIA

Não pode ser testado

Pode ser testado

Com base no exposto na unidade 1 pode-se concluir que o senso comum diverge da filosofia pelo fato de o conhecimento de senso comum ocorrer de forma espontânea e instintiva, não existe um processo de reflexão com base em fatos e evidências. Já o conhecimento filosófico é construído de uma forma especulativa, elaborada, a partir do exercício do pensamente, ou seja, este tipo de conhecimento é metódico.

Em relação ao senso comum e a ciência. Pode-se destacar uma grande diferença, pois o conhecimento científico é algo que pode ser testado, é baseado em fatos e evidências. Diferentemente do senso comum que é sensitivo e aparente, não se apega a fatos, logo não pode ser testado.

Questão 3:

O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes (1 e 2). (2,5 pontos)

Recorte 1

A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir a concepção de mundo, o cosmos, herdado do Aristotelismo. Giordano Bruno e Nicolau Copérnico minaram as bases deste cosmos, que Galileo e Newton substituíram por um espaço infinito, isotrópico e homogêneo. Além disso, mudou também a forma de produzir os conhecimentos. Galileo busca entender o mundo real através da Experimentação e da Matemática. Com ele, toma corpo uma maneira de se fazer Ciência em que a linguagem matemática se adequa ao estudo dos fenômenos físicos e a experiência matematicamente controlada é usada como critério de veracidade. A matematização da experiência vai apontar a diferença entre o experimento e a simples observação característica da Física Aristotélica. Tudo isso deixa claro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com