TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Pesquisa

Casos: Ciência E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso:

Professor: Alexandre de Medeiros Motta

Nome do aluno:

Data: 19/09/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.

Esquema 1 – Relação sujeito-objeto

Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.

Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)

Foto 1 – superlotação carcerária

Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 19 ago. 2013.

R.: O objeto de estudo, ilustrado na imagem acima, é a população carcerária do Paraná, que segundo o site indicado na legenda da imagem (e acessado por mim em: 18/09/2013), é composto pelos detentos da esfera da Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju) e a Secretaria da Segurança Pública (SESP) bem como estrangeiros que cumprem pena no Paraná. O sistema mencionado fará uso de apropriação indireta da informação para compor seu banco de dados (que é o metodo de apropriação feito de uma fonte pronta, não diretamento do objeto de estudo), pois o levantamento por apropriação direta da informação (aquela feita diretamente a partir do objeto de estudo) para alimentar o novo sistema implantado será feita pelos órgãos Seju e SESP que deverão realizar a contagem da quantidade de detentos em seus respectivos sistemas carcerários.

Questão 2:

A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.

Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.

Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.

Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)

R.:

SENSO COMUM FILOSOFIA

Deriva a partir da experiência vivida e transmitida de um inviduo ao outro ou de uma geração a outra. Surgiu a partir da necessidade do homem de racionalizar sobre fatos e acontecimentos do seu dia a dia.

O Senso Comum tem como fundamentação a experiência vivida pelo sujeito, ou seja, o sujeito experimenta ou observa determinado fato ou acontecimento e tira sua própria conclusão, sendo está satisfatória ele a transmite para outros ou para seus descendentes e assim sucessivamente. Já a Filosofia tem como base para a interpretação dos fatos a reflexão racional e é rigorosa quanto aos fatos. Não basta “ser por ser”, tem que saber o porque que é.

SENSO COMUM CIÊNCIA

Não se importa como acontece, desde que aconteça, ou seja, se algo tem sempre o mesmo resultado não importa como ele acontece. Preocupa-se com a forma que as coisas acontecem. Usa da racionalização, da metodologia e da análise dos resultados para buscar o significado das coisas.

Em contra-partida ao Senso Comum, já mencionado anteriormente, a Ciência busca a explicação dos fatos que nos rodeiam, desde o mais corriqueiro ao mais grandioso ou o mais ínfimo, para isso utiliza-se de pensamentos e metodologias, baseadas em experimentos, para a determinação da real natureza das coisas e o porque elas acontecem.

Questão 3:

O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes (1 e 2). (2,5 pontos)

Recorte 1

A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir a concepção de mundo, o cosmos, herdado do Aristotelismo. Giordano Bruno e Nicolau Copérnico minaram as bases deste cosmos, que Galileo e Newton substituíram por um espaço infinito, isotrópico e homogêneo. Além disso, mudou também a forma de produzir os conhecimentos. Galileo busca entender o mundo real através da Experimentação e da Matemática. Com ele, toma corpo uma maneira de se fazer Ciência em que a linguagem matemática se adequa ao estudo dos fenômenos físicos e a experiência matematicamente controlada é usada como critério de veracidade. A matematização da experiência vai apontar a diferença entre o experimento e a simples observação característica da Física Aristotélica. Tudo isso deixa claro, então, a ruptura conceitual e metodológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com