TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Pesquisa

Trabalho Universitário: Ciência E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação à distância (AD)

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Data: 19/09/2012

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) FÓRUM DE DISCUSSÃO

A ciência e a tecnologia são parte essencial do mundo atual. O cotidiano de todos os cidadãos está permeado pela ciência e pela tecnologia. Viver plenamente na realidade atual é estar alfabetizado cientificamente. Assumir-se como cidadão no novo milênio exige o domínio dos conhecimentos e dos processos da ciência e da tecnologia. Mas o que seria da Tecnologia sem a Ciência ou como seria a Ciência sem poder aplicar suas descobertas em nosso dia a dia? A partir do exposto, e dos estudos realizados nesta disciplina, responda: qual a relação existente entre a ciência e a tecnologia? A Ciência e a tecnologia têm contribuído para o desenvolvimento e o bem estar da humanidade?

Esta questão deve ser realizada no Fórum, desta forma iremos possibilitar a troca, a interação e a colaboração entre todos os alunos.

Orientações para a participação:

Participação 1) Faça ao menos um (01) comentário geral sobre o tema do fórum de forma fundamentada (busque autores para auxiliá-lo em suas reflexões). Cite as fontes de pesquisa, bem como as referências no final. (10 a 15 linhas). (1,5 pontos)

Participação 2) Faça um (01) comentário a partir de um comentário de um colega. Argumente ou contra-argumente as reflexões. (10 a 15 linhas). (1,5 pontos)

OBS.: Esta questão deve ser respondida exclusivamente no fórum de discussão. Sua pontuação será somada ao restante das questões abaixo. A avaliação do professor desta questão ocorrerá na ferramenta AVALIAÇÃO. As demais questões abaixo, devem ser respondidas neste arquivo e encaminhadas via ferramenta AVALIAÇÃO.

2) Para o desenvolvimento desta questão, realize a leitura do texto “O amor é uma falácia”, disponível no site (http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/amorfalacia.htm). São várias as possibilidades de leitura do texto “O amor é uma falácia”, evidentemente que aqui vamos perseguir o foco do conhecimento e da ciência, conteúdos das duas primeiras unidades do material didático. Nesta perspectiva, sugerimos que você leia o texto com atenção e numa sequência única, do início ao final.

a) O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto “O amor é uma falácia” elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto. (1,0 ponto).

Certo dia incentivei meu irmão a trabalhar comigo, aos meus trinta e poucos anos, detentor de profundo conhecimento adquirido ao longo dos anos nos bancos da faculdade.

Sem procurar saber do seu desejo ou sentimento em relação a minha profissão o inscrevi em uma instituição de ensino para adquirir a base de conhecimento acadêmico, dia se passaram e até meses se passaram e não sentia ele não transparecia que tal investimento estava trazendo um vinculo de alegria.

Cego do meu senso de escuridão por não está percebendo um ganho expressivo com meu irão o tratei de maneira rude e agressiva com palavras que não trazerá ganho algum.

Muito tempo se passou e eu continuara a falar de forma repetitiva sem ganhos até frutos. Certo momento meu irmão se dirigiu a mim e disse:

- Irmão em momento algum você me deixou falar meu sentimento, não queria sua ajuda queria seguir meus passos, viver minha vida com o que aprendi na escola da vida.

Aquelas palavras desceram na minha garganta como um remédio ruim que no futuro traga um alento para dor.

b) No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento. (1,0 ponto)

Senso Comum: “burro como uma porta”.

Religioso: “Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra tão pesada que ele mesmo não conseguirá levantar?”

Filosófico: “Você sabe muito bem que o que aprendemos na escola nada tem a ver com a vida.”.

Arte: “Eu não era Pigmaleão; era Frankenstein.”

Ciência: “se Madame Curie não deixasse, por acaso, uma chapa fotográfica numa gaveta junto com uma pitada de pechblenda, nós hoje não saberíamos da existência do rádio.”

c) Identifique no texto os tipos de falácias mais comuns da lógica do pensamento e apresente um conceito para cada tipo. (1,0 ponto)

• Dicto Simpliciter – Argumento baseado numa generalização não qualificada.

• Generalização apressada – é quando generaliza as coisas apressadamente sem um pensar antes no assunto.

• Post Hoc - A falácia é baseada no erro de que porque uma coisa sucede após outra, a primeira foi causa da segunda. Muitos acontecimentos sucedem-se sem estarem relacionados por causa/efeito.

• premissas contraditórias - Quando as bases do argumento são mutuamente excludentes.

• ad misericordiam - Consiste em ganhar a simpatia do adversário apresentando-se como uma pessoa digna de pena.

• falsa analogia - é uma inferência injustificada, obtida com base nas semelhanças entre dois itens ou tipos de itens.

• hipótese contrária ao fato - consiste em erro de interpretação de um evento. Parte-se de uma hipótese insustentável e chega-se a uma conclusão errada.

• envenenar o poço - onde informações negativas sobre um alvo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com