TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Politica

Dissertações: Ciência Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Concreto: 1

Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político

Leia, atentamente, o trecho do texto “A experiência dos CIEPs, abaixo: Controvérsia sem torno da legitimidade de uma ‘Escola Nova’ de Adelia Maria Miglievich Ribeiro e Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Jr, e responda:

1-Qual o espaço social da palavra política ele se refere?

R= Politica Educacional ela se processa onde há pessoas imbuídas da intenção de aos poucos conduzir a criança a ser o modelo social de adolescente e, posteriormente, de jovem e adulto idealizado pelo grupo social em que está situado.

A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas.

R= DISCURSO DOMINANTE, TEM COMO UMA DE SUAS FUNÇÕES DE LEGITIMAR A DOMINAÇÃO, MAS, TAMBÉM, DE ORIENTAR A AÇÃO DESTINADA A PERPETUÁ-LA E A DISFARÇÁ-LA, QUANTO MAIS CONSCIENTES FORMOS DOS DETERMINISMOS SOCIAIS, MAIS LIVRES NOS PODEMOS TORNAR, EXATAMENTE PORQUE DESNATURALIZAMOS O QUE É SOCIAL E PODER MUDAR.

Caso concreto

Tema: Estado de Direito

Relacione o fenômeno do constitucionalismo moderno com a categoria Estado de Direito.

O Estado Moderno guarda a chave para definirmos o próprio metabolismo do capital e da estrutura política, funcional e administrativa que o acompanha.

O artigo se propõe a esboçar os contornos jurídicos e econômicos do Estado Moderno. Há muitas fases ou idades do Estado Moderno Capitalista, ou também denominado aqui de Estado de Direito Capitalista. Portanto, façamos o caminho inicial, histórico, de apontar suas condições e características iniciais e até porque, desse modo, poderemos perceber e visualizar o que realmente é permanente, duradouro, essencial, estrutural ao Estado no Ocidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com