TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Politica

Pesquisas Acadêmicas: Ciência Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

1. Apresente as teorias da justiça defendidas pelos interlocutores de Sócrates no livro I da República:

a) Céfalo; “Fazer o que manda a tradição”

b) Polemarco; “É fazer bem aos amigos e mal aos inimigos”

c) Trasímaco; “Nada mais é que o interesse do mais forte”

d) Glauco. “É o interesse do mais fraco”

2. Por que essas concepções de justiça são rejeitadas por Platão? Argumente.

Contrariando Polemarco, diz que ao mesmo tempo que pode ser seu amigo hoje e amanhã inimigo ou principalmente fingindo que é seu amigo mas no final das contas é seu inimigo escondido, Trasímaco ele contradiz que então seria o desejo de Polydamas do qual era o lutador mais forte, seria pois fazer as leis do seu próprio interesse para que os demais a segui-cem pra seu beneficio. Sendo assim o Platão as rejeita porque são definições arbitrarias.

3. Que relação Platão estabelece entre o estudo da alma e o estudo do Estado? Explique.

A justiça é uma verdade eterna e imutável, a alma é a parte eterna e imutável do homem, sendo assim nela reside a justiça . Cabeça = Estado, Coração = Guardiões, Estomago = Produtos.

4. Apresente sucintamente a concepção de justiça de Platão apresentada na República. Ela visa à harmonia social?

No Livro 8º, da República, Platão discorre sobre a justiça, aliás, a justiça na cidade é o que leva Platão a escrever esse diálogo. Na República, Platão define a justiça como a relação harmônica das 3 virtudes fundamentais que devem regular a alma: a temperança, a coragem e a sabedoria. A justiça é a justa medida, onde a temperança representa a sensibilidade regulamentada segundo a justiça, a coragem é a justiça do arbítrio (da vontade) e a sabedoria é a justiça do espírito. O homem justo é, para Platão, aquele no qual prevalece a conjunção harmônica das 3 virtudes, portanto, justo é o homem virtuoso. Sendo assim, justo é o homem que cumpre o seu papel na pólis.

5. Em que a concepção grega de política se distingue da concepção moderna? Cite ao menos duas características.

A ciência politica grega visa a Harmonia Social e o Naturalismo. Já o Estado moderno possui a centralização do poder ( leis, impostos, moeda, policia, exército).

6. Faça uma breve pesquisa sobre a formação do estado português e relaciona a sua expansão com a escola de Sagres. Situe a descoberta do Brasil neste contexto.

O período das Grandes Navegações e a consolidação da economia mercantil dentro da Europa estabeleceu um novo tipo de relação entre as nações européias. O interesse na conquista de novas rotas comerciais e a descoberta de áreas de colonização permitiu uma relação competitiva entre as nações européias. O controle de uma terra distante e a descoberta de um novo ponto comercial significava a possibilidade de fortalecimento do Estado por meio da expansão de suas atividades mercantis. Portugal também ocupava uma posição privilegiada em comparação às outras nações do Velho Mundo. Nas primeiras décadas do século XV, com o incentivo do infante Dom Henrique, vários navegadores, cartógrafos, astrônomos, matemáticos e construtores se reuniram em torno do aprimoramento das técnicas de navegação. Tal concentração de estudiosos formou a chamada Escola de Sagres, nome que designa a presença desses vários profissionais na região do Algarve. Dessa forma, os portugueses se aproveitaram de uma situação de cunho histórico, político, geográfico e econômico que ofereceu claras vantagens na corrida pelos mares. Ao longo do século XV, a conquista de vários pontos do litoral africano, de algumas ilhas atlânticas e a ultrapassagem do Cabo da Boa Esperança marcaram a expansão marítima dessa nação. No fim desse mesmo século, esse ciclo de descobertas se encerra com a chegada ao Brasil, oficializada no ano de 1500.

7. Quais são as principais características da formação histórica do Estado Absoluto?

A centralização do poder ( leis, impostos, moeda, polícia e exército).

8. O que são razões de estado para Maquiavel?

O conceito de razão de Estado parte do pressuposto político da impossibilidade de organização humana sem uma firme égide centralizadora. Dessa forma, a necessidade de manutenção do bem da estrutura estatal, inclusive com o controle absoluto dos monopólios estatais (força física, impostos e leis), justificaria a supressão de interesses particulares e demais medidas adotadas em prol dos interesses do Estado; cabe ao governante, através da razão de Estado, zelar, acima de tudo, pela segurança do próprio Estado.

9. Por que a doutrina de Maquiavel é vista como a posição teórica mais audaciosa sobre o absolutismo do poder estatal?

Porque dava o poder absoluto ao Estado, sobre os seus demais membros, o rei poderia decretar e fazer o que ele achava justo e correto e as pessoas tinham que concordar e seguir os seus padrões doutrinadores.

10. Explique a diferença de método no estudo da política entre Hobbes e Maquiavel.

Hobbes tinha o método geométrico, do qual possui-a axiomas de que “ Nada podia ser pior que a guerra” e “O homem persegue o seu próprio interesse”.

Maquiavel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com