TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Politica

Casos: Ciência Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência Política

Segundo Aristóteles - A razão pela qual os indivíduos se reúnem nas cidades – isto é, formam comunidades políticas – não é apenas de viver em comum, mas de “viver bem” para que o objetivo da “boa vida” possa ser realizado, é necessário o que? É necessário que os cidadãos visem o interesse comum, ou em conjunto ou por intermédio de seus governantes.

E para que isso o aconteça distingue três tipos de relação de poder, o poder do pai sobre o filho, do senhor sobre o escravo, do governante sobre o governado. Essas três formas de poder se distinguem entre si com base no tipo de interesse perseguido.

Aristóteles define os três tipos de regime político: o comandado por uma única pessoa é a monarquia, o liderado por um pequeno grupo é a aristocracia e o controlado pela maioria dos cidadãos é a politia. Cada um deles tem, respectivamente, uma forma degradada: a tirania, a oligarquia e a democracia (é isso mesmo: naquela época esta palavra estava longe de ser sinônimo de bom governo – Aristóteles a utiliza mais ou menos como hoje falamos em “demagogia”). Mas qual a diferença, por exemplo, entre a monarquia e a tirania? Simples: na primeira, o líder governa buscando o bem comum e, na segunda, ele governa de acordo com seus próprios interesses. É isso que distingue, nos três casos, o bom do mau governo, o justo do injusto. Os primeiros são verdadeiramente políticos, os segundos são despóticos.

Aristóteles afirma que a Politia é resultado de outras duas formas de governo: oligarquia e democracia. Daí a dúvida! Como de duas formas más pode surgir uma boa? O caráter que difere os tipos de governo para Aristóteles não é quantitativo, e sim, o qualitativo: rico e pobre. Por isso, a fusão de duas formas de governo más pode resultar numa boa, porque a união entre ricos (oligarquia) com pobres (democracia) resulta em algo que é positivo de uma forma mais abrangente, visando o “bem comum”?

Segundo Norberto Bobbio que formulou a tipologia moderna das formas de poder há três maneiras de exercer o poder: O que seria o poder econômico de um proprietário de terras? Ele exerce poder econômico sobre os trabalhadores rurais sem terra ao induzi-los a trabalhar (cortando cana ou colhendo café), ou seja, o poder que o primeiro exerce sobre o segundo é que o Primeiro tem a posse de um bem necessário e escasso a terra. No caso dos sacerdotes o poder ideológico se manifesta em palavras que condicionam o comportamento dos fiéis. O pagamento de impostos é poder político porque o governo usa da força legitima e exclusiva, que só ele exerce nas sociedades contemporâneas e civilizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com