TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência e Pesquisa

Resenha: Ciência e Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  Resenha  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) FÓRUM DE DISCUSSÃO

A ciência e a tecnologia são parte essencial do mundo atual. O cotidiano de todos os cidadãos está permeado pela ciência e pela tecnologia. Viver plenamente na realidade atual é estar alfabetizado cientificamente. Assumir-se como cidadão no novo milênio exige o domínio dos conhecimentos e dos processos da ciência e da tecnologia. Mas o que seria da Tecnologia sem a Ciência ou como seria a Ciência sem poder aplicar suas descobertas em nosso dia a dia? A partir do exposto, e dos estudos realizados nesta disciplina, responda: qual a relação existente entre a ciência e a tecnologia? A Ciência e a tecnologia têm contribuído para o desenvolvimento e o bem estar da humanidade?

Podemos dizer que Ciência é todo o saber baseado em métodos agrupados por especialidades, enquanto a Tecnologia é a aplicação destes métodos. O enriquecimento do conhecimento científico se deve ao surgimento de novas tecnologias e que a evolução atual é de interdependência entre a Ciência e a Tecnologia: a Ciência criando novas tecnologias e estas, gerando a Ciência uma recompensa inestimável ao ser humano, que é o desenvolvimento.

No mundo atual, a tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento. No paradigma vigente, ela é assumida como um bem social e, juntamente com a ciência, é o meio para a agregação de valores aos mais diversos produtos, tornando-se chave para a competitividade estratégica e para o desenvolvimento social e econômico da humanidade.

Esta questão deve ser realizada no Fórum, desta forma iremos possibilitar a troca, a interação e a colaboração entre todos os alunos.

Orientações para a participação:

Participação 1) Faça ao menos um (01) comentário geral sobre o tema do fórum de forma fundamentada (busque autores para auxiliá-lo em suas reflexões). Cite as fontes de pesquisa, bem como as referências no final. (10 a 15 linhas). (1,5 pontos)

Participação 2) Faça um (01) comentário a partir de um comentário de um colega. Argumente ou contra-argumente as reflexões. (10 a 15 linhas). (1,5 pontos)

e morte. Com a realização deste fórum de discussão aprendemos, analisamos e entendemos um pouco mais os diferentes conceitos de Ciência e Tecnologia.

Complementando o comentário do colega Nestor Köhler, com o crescimento da ciênca, o poder que hoje a tecnologia tem, defrontamos com dois lados da Ciência : o bem e o mal.

Na medida em que o desenvolvimento tecnológico desenvolvera, este trouxe um grande bem-estar para toda a humanidade, e para o bem ou para o mal, cada vez mais o Homem está dependente da ciência e da tecnologia. Mas na procura do bem, a parte má vem sempre atrás pois, não só a ciência e os seus produtos técnicos nos deram bem-estar, mas também nos trouxe violência, destruição

OBS.: Esta questão deve ser respondida exclusivamente no fórum de discussão. Sua pontuação será somada ao restante das questões abaixo. A avaliação do professor desta questão ocorrerá na ferramenta AVALIAÇÃO. As demais questões abaixo, devem ser respondidas neste arquivo e encaminhadas via ferramenta AVALIAÇÃO.

2) Para o desenvolvimento desta questão, realize a leitura do texto “O amor é uma falácia”, disponível no site (http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/amorfalacia.htm). São várias as possibilidades de leitura do texto “O amor é uma falácia”, evidentemente que aqui vamos perseguir o foco do conhecimento e da ciência, conteúdos das duas primeiras unidades do material didático. Nesta perspectiva, sugerimos que você leia o texto com atenção e numa sequência única, do início ao final.

a)O conhecimento pode ser entendido como o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação (Aranha e Martins, 1999). Considerando os indicativos do texto “O amor é uma falácia” elabore um conceito de conhecimento e destaque (sublinhe, negrite, marque...) no seu texto pelo menos 5 elementos retirados do texto. (1,0 ponto).

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair uma determinada idéia ou a noção de alguma coisa. Conhecimento também inclui descrições, mas não está limitado a hipóteses, conceitos, teorias, princípios, procedimentos, esclarecimentos e outros, e o estudo do conhecimento é chamado de gnosiologia, ou seja, aqui que se sabe de algo ou alguém. O conhecimento deve a sua origem à percepção sensorial, seguindo-se o entendimento e acabando, por fim, na razão. É uma relação entre um sujeito e um objeto. Para falar de conhecimento, é necessário falar sobre dados e informações, dados é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade. O conhecimento é dividido em uma série de categorias: conhecimento sensorial, que é o conhecimento comum entre seres humanos e animais, conhecimento intelectual que é o raciocínio; pensamento do ser humano, conhecimento popular, que é a forma de conhecimento de uma determinada cultura, conhecimento científico que são análises baseadas em provas, conhecimento filosófico que está ligada à construção de idéias e conceitos, conhecimento teológico que é o conhecimento adquirido a partir da fé, e muitos outros.

b) No material didático, são abordados os diferentes tipos de conhecimentos. Extraia do texto uma frase correspondente a cada um dos cinco tipos de conhecimento. (1,0 ponto)

Senso Comum: Certa tarde encontrei-o deitado na cama com tal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com