TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis Contabilidade e Administração

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.332 Palavras (18 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 Introducao ...............................................................................................................3

2 Lei complementar 123/06........................................................................................4

3 Planejamento tributario..............................................................................................6

4 Controladoria............................................................................................................................7

5 Auditoria...................................................................................................................................9

6 Conclusao................................................................................................................11

7 Referências............................................................................................................................12

                                                                  1 Introdução

Neste trabalho abordaremos alguns temas trabalhados neste semestre, e de suma importância para a contabilidade e administração, o primeiro que podemos observar e a controladoria, que e uma ferramenta de estrema importância na empresa, pois com ela podemos elaborar orçamentos, previsões, analisar custos e despesas e todos aspectos de importância para a empresa.

No brasil com a atual crise em que vivemos e com uma carga tributaria tão elevada a controladoria se torna uma grande aliado para as companhias, pois com ela podemos ter uma maior controle, assim podendo ter previsões de investimentos, riscos e despesas.

Iremos ver que todo o assunto do trabalho se resume a organização e inspeção, pois as matérias estão todas interligadas, planejamento tributário, auditoria e controladoria, se resume basicamente a controle, organização e inspeção, pois se tratam de áreas que podem dar conhecimento para um, menor pagamento de tributos, controle de filiais e inspeção de toda a empresa assim reduzindo custos despesas e aumentando o lucro.

Poderemos ver também que a auditoria, se dividira em dois pontos mais importantes são eles auditoria interna e auditoria externa, além disso ela pode ser classificada em auditoria contábil e financeira, também será abordado controles internos que como já mencionado acima, nos dará uma visão de como está a empresa suas filiais e seu capital, com controles internos podemos detectar fraudes, roubos e ausência de caixa temporária ou definitiva.

Todo o trabalho contribuirá para uma melhor compreensão da ciência contábil como um auxilio nas organizações, e com certeza a empresa que faz uso desta ciência estará na frente das suas concorrentes.


                          2 Lei complementar 123/06:

Hoje, vivemos uma crise que vem assustando gradativamente o país, pelos baixos e inexistentes níveis de crescimento econômico, o aumento do desemprego a alta dos juros. Umas das formas de desenvolvimento e superação da crise que se ouve falar nos dias atuais, está no Empreendedorismo nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, MPES, pois segundo SEBRAE , esses pequenos negócios representam 27% do PIB nacional, 70% da criação de empregos com carteira assinada e 40% dos salários pagos, sendo aproximadamente 9 milhões de MPES no país em. Totalizando aproximadamente 99% dos negócios Brasil. São os empreendedores que movem um país, superam as crises e fazem com que novas oportunidades apareçam, sejam elas de trabalho, de investimento, inovação e de desenvolvimento econômico. Então, logicamente percebe-se que há uma grande necessidade de formas de incentivo ao empreendedorismo Brasileiro. Logo, uma das formas de incentivo foi à elaboração da Lei Complementar 123 de 2006, que é a Lei geral das MPES do Brasil (COMPLEMENTAR, 2006). Sendo o objetivo deste trabalho mostrar as vantagens que a Lei Complementar 123/2006 traz para o empreendedor como incentivo, através de suas principais determinações.

Sancionada pelo Presidente LULA em 14 de dezembro de 2006, Lei Geral das MPES 123, (2006), ou o Estatuto das Microempresas e empresas de pequeno porte, é a construção coletiva da qual participaram mais de 80 mil lideranças empresarias e políticas no País . Sua elaboração surgiu de uma inquietação nacional a partir de 2003, pelo SEBRAE Nacional, quando aos altos índices de mortalidade que vinham surgindo dos pequenos negócios. Mais de seis mil empresários nacionais participaram do levantamento sobre as causas das mortalidades desses pequenos empreendimentos, e pode se constatar que, as suas principais causas, eram a grande complexidade das exigências burocráticas nas três esferas do governo e o peso da carga tributária. Pois o empreendedor tem certa aversão à burocracia e tende a dar passos rápidos sem muitas vezes planejá-los. Só se dá conta dos aspectos legais quando algum problema estoura. E com isso, sentiu-se a necessidade da elaboração de uma lei complementar que fornecesse não só os remédios contra os males da burocracia e das grandes complexidades, mas também os fortificantes capazes de lhe proporcionaram uma vida mais sadia em plena vitalidade a empresa.

2.1.1 o que são micro e pequenas empresa

Ante de conhecermos a lei complementar 123/-6 e preciso compreender que ela abrange as micro e pequenas empresas, mas qual e o faturamento de uma micro e pequena empresa e como se tornar uma? Para responder essa pergunta vamos ao seu conceito teórico.

 Uma  Micro empresa, e uma determinada sociedade empresária ou um determinado empresário individual que aufira em cada ano-calendário, receita bruta inferior ou igual a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e no caso de uma empresa de pequeno porte, considera-se a organização que aufira em cada ano-calendário, a receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (228.1 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com