TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais 2º Semestre

Exames: Ciências Sociais 2º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Utilizamos a expressão Ciências Sociais, em contraposição à Ciência Naturais, para diferenciar um conjunto de disciplinas que se dedicam ao estudo do mundo social. O uso do termo Ciência impõe a utilização de uma sucessão de métodos sistemáticos para estudar o mundo natural e o social.

A Sociologia como disciplina científica surgiu no século XIX, e a partir dela foram sendo criadas as outras áreas de estudo da Ciência Social, e por este motivo é conhecida como a “mãe” de todas as Ciências Sociais.

Neste trabalho vamos apresentar estudos referentes à cultura, trabalho, consumo, sociedade e indivíduo.

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

O homem não vive isolado, ele é um animal sociável, está mais do que provado que os homens, desde os tempos mais antigos vivem em famílias, clãs e tribos, reúnem-se em vizinhanças, formando comunidades, aldeias, cidades e grandes capitais.

A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia, é um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas, uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade.

Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútua sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico.

A cultura constitui-se de tudo aquilo que é construção humana: o saber, o fazer, o ser de cada grupo, impregnados dos valores e significados conferidos às suas ações, ela é produto de um eterno labor da sociedade, acumulando em si o que é adquirido, conservado e transmitido entre as gerações.

“A cultura é para nós o que a água é para o peixe. É na cultura que se geram a consciência e o pensamento. Nós somos paridos pela cultura; vivemos dentro dela e ela é o ambiente humano” (PANTOJA, 1999).

Interessante observar o quanto somos dependentes e estamos ligados à cultura. Não é possível pensar num ser humano apartado dela. Estudos que remontam às nossas origens revelam que o homem é o ser que mais depende de mecanismos culturais para organizar seu comportamento. Na própria evolução biológica que sofremos, há também uma evolução cultural ocorrida em concomitância. Podemos então pensar na cultura como algo que, ao invés de ter sido acrescentada a um ser pronto, é constitutiva desseser, num processo que ainda está se realizando.

Sociedade e cultura operam na construção do indivíduo, a primeira organizando e estruturando os grupos humanos, a segunda impregnando-os da maneira de viver e de pensar.Muito cedo a criança recebe das gerações adultas ações educativas, pela família e pela escola. São ações formais e informais, que têm por objetivo transmitir à criança valores em conformidade com a imagem que cada sociedade faz de sua própria natureza e missão. Além das ações educativas citadas, é importante ressaltar a ação exercida pelo grupo ao qual a criança pertence no cotidiano, nas experiências de vida, em interações das quais não nos damos conta, confundindo-se com a vida concreta do grupo. Essas ações cotidianas de convivência entre seus pares e na comunidade realizam a socialização da criança de modo abrangente e informal. A socialização e educação representam, então, encadeamentos de processos pelos quais o indivíduo torna-se membro da sua sociedade, portador de uma visão de mundo de acordo com a sua cultura.

Nesse sentido, ser cidadão é algo peculiar, que se aprende. Um papel social intimamente relacionado com os valores culturais da sociedade à qual o indivíduo pertence, adquiridos pela educação formal e informal.Existem regras e leis que definem direitos e deveres na sociedade, é importante conhecer seu caráter histórico e sua relação com situações presentes.

Viver em sociedade significa orientar seu comportamento por leis e regras, criadas por seus sujeitos, com o objetivo de tornar a convivência adequada às necessidades, naturais e inventadas, como já se afirmou. As regras e leis sustentam-se em princípios e são modificadas em virtude de novas necessidades e interesses que surgem no processo histórico. Conviver democraticamente significa ter consciência de que o papel das pessoas não é apenas obedecer e repetir as leis, mas contribuir para sua reformulação, adequação e para a elaboração de novas leis. Fazer parte de um grupo, de uma comunidade, exige do participante conhecer as normas que regem a conduta daqueles que a ele pertencem.

INTERAÇÕES SOCIAIS DA SOCIEDADE ATUAL

Há muito tempo atrás as pessoas trabalhavam sem as mínimas condições, horários exaustivos, trabalho repetitivo, às vezes, trabalho escravo. Mas todos necessitam trabalhar, então vão com muita dedicação e honestidade para as fabricas trabalhar para receber um salário. Como em toda situação sempre tem duas classes de funcionários, a classe que trabalha e não se queixa de nada e a outra classe que reivindica melhores salários, menos horas de serviço, melhor lugar para se trabalhar, etc...

Temos compromissos e deveres a serem compridos, pessoas que dependemde nossos serviços, deveriam trabalhar por prazer, mas a maioria das pessoasdetestam trabalhar acham a pior coisa ter que cumprir horários .

O trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras, e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, e etc.

O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades, e é com o trabalho que ele também poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com