TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Crise Impulsiona o Lucro

Por:   •  23/5/2016  •  Resenha  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

COMO A CRISE IMPULSIONA O LUCRO

É notícia recorrente as demissões em massa e fechamento de empresas em decorrência da crise financeira que se instalou no nosso país. Há consenso de que a crise realmente existe, a nível internacional, não apenas no Brasil, como se faz acreditar, porém, essa crise econômica está bem longe de ter as proporções que a mídia grita todos os dias nos jornais.

Como as grandes mídias são o maior veículo de comunicação e informação por parte da população, muitos passaram a acreditar que o país atingiu seu fundo do poço econômico e isso fortaleceu uma crise política no país que culminou em um Golpe de Estado contra a presidenta Dilma Rousseff, democraticamente reeleita em 2014.

Difícil se faz a análise da proporção da crise econômica que nos atinge, mas é fácil perceber que a burguesia joga o tempo todo com a classe operária para atingir seu único objetivo: LUCROS CADA VEZ MAIORES.

Em 2014 o Banco Bradesco iniciou demissões em massa usando, como justificativa, a crise econômica. Ocorre que, enquanto demitia os trabalhadores, lucrava naquele período 24,7% a mais que no mesmo período do ano anterior, com lucro líquido de R$ 11,277 bilhões nos primeiros nove meses de 2014.

Em 2012 o Banco Itaú lucrava R$ 3,4 bilhões, só no primeiro trimestre, enquanto demitia 8 mil funcionários em decorrência da crise econômica. Em justificativa, o presidente do banco alegou que “os lucros são nominalmente altos, mas não a rentabilidade”. Apesar da crise, em 2015 o Itaú foi a empresa que mais lucrou, seguida do banco Bradesco.

Em abril de 2016 criou-se uma grande discussão sobre o impacto da crise quando a Del Valle, fabricante de Sucos da Coca-Cola, anunciou o fechamento da fábrica de Americana (SP), causando a demissão de 500 funcionários. O que espanta é que no mesmo período houve anúncio de 650 novos postos de trabalho na região metropolitana de Campinas.

O certo é que a Coca-Cola é uma das maiores empresas do mundo e, mesmo que seja afetada pela crise e tenha uma redução de lucros, não justifica o fechamento de uma fábrica.

Qual o intuito então? Por que fechar uma fábrica e prejudicar 500 famílias se a empresa tem viabilidade produtiva e comercial?

Empresas visam lucro! Fechar uma fábrica pequena em uma cidade de interior não afeta a produção da empresa, muito menos suas vendas, mas faz com que o lucro aumente, com o corte de despesas com funcionários e com a certeza que se cria na população de que existe realmente uma crise econômica muito grave afetando o país.

Quando o objetivo de intensificar a crise, ou pelo menos a imagem que a população criou dela, foi atingido, pessoas saíram às ruas e derrubaram um governo centro-esquerda para colocar no lugar um governo ultra-liberal, o que é ótimo para as empresas conseguirem ainda mais lucro, já que a política econômica liberal beneficia apenas o capital, mesmo com o sacrifício social da população.

Nós não podemos dizer que as empresas não tiveram lucro. Elas tiveram lucro excessivamente. O Brasil tem mais da metade das 30 empresas que mais lucraram na América Latina no ano passado. O problema é que as empresas remetem o lucro obtido para fora do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com