TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como incorporar a educação ambiental em níveis mais baixos de educação pode ajudar a construir uma sociedade melhor para o futuro

Artigo: Como incorporar a educação ambiental em níveis mais baixos de educação pode ajudar a construir uma sociedade melhor para o futuro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

A educação constitui-se na mais poderosa ferramenta de intervenção no mundo,pois ela constrói novos conceitos e consequentemente novos hábitos. É também instrumento de construção de conhecimento e a forma com que todo o desenvolvimento intelectual conquistado é passado de uma geração para outra,permitindo-se comprovar que uma geração estará sempre a um passo em relação à anterior ,tanto no campo cientifico ,quanto geral. Com tudo isso, tem-se em absoluto a certeza da importância do estudo de temas cada vez mais atuais, em destaque o estudo da educação ambiental nos níveis escolares mais baixos. Pois é comum uma criança chegar em casa e repassar ,comentar o que aprendeu na escola,o que acaba levando e contribuindo para conscientização dos adultos.

Considerando-se a importância da temática ambiental é necessário que se desenvolvam conteúdos ,ou seja,meios que possam contribuir com a conscientização de que os problemas ambientais dizem ser solucionados mediante uma postura participativa de professores,alunos e sociedade,uma vez que a escola deve proporcionar possibilidades de sensibilização e motivação para um envolvimento ativo dos mesmos. Pois sabe-se que o modo com que o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada tem levado a muitas consequências,sobretudo para degradação ambiental. Diante dessa situação ,se faz necessária uma educação ambiental que conscientize as pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter acesso a uma melhor qualidade de vida ,mas sem desrespeitar o meio ambiente,tentando estabelecer equilíbrio entre o homem e o meio. Portanto é possível perceber, através do que foi exposto, que a educação ambiental é um caminho possível para mudar atitudes e,por consequência ,o mundo,permitindo ao aluno construir uma nova forma de compreender a realidade a qual vive,estimulando a consciência e a cidadania ,numa cultura ética, de paz,de solidariedade,de liberdade,de parceria e partilha do bem comum,da habilidade da delicadeza e do bom senso. Ou seja, a educação ambiental permite o indivíduo trilhar o caminho que o leve a um mundo mais justo,mais solidário,enfim,mais sustentável,não sendo uma posição ingenua de respeito a natureza,mas apta a intervir na atual crise de valores a partir do meio ambiente. Pois estamos a cada dia que passa ,regredindo no que se diz respeito a qualidade de vida de um modo geral,nos deixando levar por nossas obrigações diárias.

Em síntese podemos afirmar que um individuo moldado desde criança com bons conceitos, poder ser um cidadão mais consciente,levando isso para o resto de sua vida e para o meio em que vive. A cada criança consciente, teremos menos um poluidor no mundo. O planeta ainda tem salvação, basta começarmos o quanto antes a agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com