TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique De Que Forma A Inclusão De Educação Ambiental Nos Mais Baixos níveis

Artigos Científicos: Explique De Que Forma A Inclusão De Educação Ambiental Nos Mais Baixos níveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo a ONU – organização das Nações unidas à situação ambiental ainda é péssima. O meio ambiente sofre com os atos da humanidade há muito tempo. Os recursos hídricos têm sido muito usados como área de despejo para os restos de nossas produções, como lixo e dejetos industriais. Além dos rios, lagos e outros recursos, o clima é outra vítima do descaso humano, devido à grande quantidade de gases poluentes lançados na atmosfera diariamente. Outro fator que prejudica muito a natureza é a devastação das florestas naturais do planeta, o que altera profundamente o ecossistema. Antes de qualquer ação de preservação vem a conscientização, entender o que está errado e como mudar, para tanto, a Educação Ambiental vem se mostrando eficaz.

Ela está relacionada com as áreas de pesquisa, análise, apresentação e conscientização a respeito das necessidades e obrigações com o meio ambiente e com o aprofundamento do conhecimento sobre o mesmo, visa preparar o ser humano para a preservação da natureza e para o uso sustentável de seus recursos. Além do aprendizado às questões, visa desenvolver a conscientização do cidadão perante o meio ambiente, não somente como um espectador, mas como um ser inserido no ciclo ecológico e comprometido com a sua preservação. Nesse paradigma, torna-se possível superar a visão antropocêntrica e centralizadora que o ser humano construiu em seu ritmo industrializador e progressivo em massa nos últimos tempos, na qual afirma-se erroneamente, que o progresso parte da destruição das regiões naturais ainda inexploráveis.

De maneira geral, todos os seres humanos devem receber instruções ecológicas, a educação transforma e a educação ambiental salva, o meio em que vivemos e a nós. Trazer essa realidade as crianças é garantir que serão adultos críticos e dispostos a preservar o planeta, e assim garantir sua sobrevivência e quanto antes melhor, no passado, o entendimento sobre o raciocínio das crianças pequenas era de que elas eram seres ilógicos e só concebiam o aqui e o agora. Hoje, as escolas levam em conta sua capacidade de experimentação. Segundo a psicopedagoga Quézia Bombonato, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, existe a construção do conhecimento e não a simples transmissão de informação, além disso, as crianças são capazes de incentivar adultos e outras crianças, ou seja, podem disseminar a visão sustentável, o maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com