TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender a teoria de Karl Marx

Artigo: Compreender a teoria de Karl Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nos estudos sobre o principal referencial teórico da escola histórico-crítica, desenvolva as seguintes questões:

2) Disserte sobre os princípios que norteiam o referencial teórico de Karl Marx num texto de no mínimo 15 linhas, descrevendo pelo menos dois dos conceitos que compõem o referido referencial

O pensamento de Karl Marx, como representante da escola histórico-crítica, observou o antagonismo entre partes da sociedade de um ponto de vista político econômico, demonstrando que o sistema existente (capitalismo) só é eficiente para uma das partes do sistema (burguesia) e que o proletariado, classe que vende seus serviços aos empresários, sempre sai prejudicada pela na relação de trabalhos, já que sempre existiria a mais-valia, um dos principais conceitos para o entendimento completo da teoria marxista. De acordo com ela, o trabalhador não é remunerado corretamente de acordo com sua força de trabalho. De fato, já que o trabalhador não é remunerado corretamente, o trabalho excedente fica para o empregador, formando riqueza para o mesmo. Outro importante conceito de extrema importância para o entendimento da teoria de Karl Marx é o de classes sociais, que como dito acima, revela o antagonismo entre os donos da produção e os trabalhadores. De acordo com Marx, a eterna luta entre as diferentes classes só seria encerrada com o término da propriedade privada, tirando dos burgueses não tenham mais forma de exploração do ploretariado, eliminando, por conseguinte a mais valia e unificando a sociedade de forma igualitária. Esse objetivo seria alcançado através da eliminação do capitalismo, seguido de um período transitório de socialismo, até atingir o sistema que ele considerava ideal, o comunismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com