TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maldições e Fetiches na Crítica da Economia Política: a teoria da alienação de Karl Marx

Por:   •  11/12/2015  •  Resenha  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

O autor começa tratando da alienação como algo histórico, que sempre se mostrou presente na sociedade capitalista. As ciências humanas e as artes tratavam dela e mostravam por meio de livros, pinturas e músicas o sofrimento dos indivíduos na sociedade industrial. As ciências humanas analisara as tensões vindas do capitalismo e suas consequências sobre classes e povos. Para psicologistas a alienação é como uma maldição que os seres humanos tem que carregar para o resto de suas vidas.

Considerado tabu durante muitos anos dentro do pensamento socialista revolucionário, por volta de 1955, o debate sobre a alienação voltou à tona,pesquisadores retomaram esse debate a partir da leitura de textos clássicos e originais de Karl Marx.

A alienação deixa de ser um problema de um indivíduo isolado para se tornar um produto histórico, pois foi algo criado sob um determinado tipo de organização social de produção e reprodução da vida humana, assim, sendo suscetíveis à mudanças de acordo com as interações sociais.

A alienação, segundo um filósofo húngaro, transborda da esfera da produção e abarca outros níveis sociais e da própria economia, como consumo.

O conceito de alienação tem várias dimensões, Marx busca a raiz do problema da alienação no processo histórico de formação e desenvolvi

Com o aumento da alienação e do poder do mercado sobre a classe trabalhadora, o fetichismo atingiu um nível tão alto que o capital parecia reproduzir-se por si só, como se ganhasse vida própria e atendendo os interesses capitalistas e deixando os interesses da classe trabalhadora em segundo plano, de forma que as consequências de ter a classe burguesa no poder acabou se tornando evidente (fome, desemprego, miséria e concentração de riqueza).

O conceito de alienação  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com