TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Contexto Social

Trabalho Universitário: Comunicação E Contexto Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGEM

CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA

SINTESE

A SOCIOLOGIA E O MUNDO MODERNO

Síntese elaborada a partir do artigo “A Sociologia e o Mundo Moderno”, sobre a relação entre a Sociologia e a emergência da sociedade urbano-industrial com destaque para as suas principais características e problemas sociais em evidencia, apresentada à disciplina Sociologia da Comunicação de Massa.

CUIABÁ - 2014

2

IANNI, Octavio. A Sociologia e o mundo moderno. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 1(1): 7-27, 1.sem. 1989.

* Aula inaugural, proferida no dia 19 de março de 1988, para os alunos do Curso de Ciências Sociais, promovida pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Escrita depois da fala.

** Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia FFLCH-USP.

Trabalho esta síntese, primeiro, tentando explicar da relação entre a Sociologia e a emergência da sociedade urbano industrial. A Sociologia disponibiliza de procedimentos de reflexão que são capazes de traduzir e explicar as originalidades dos fatos, acontecimentos e dilemas da sociedade urbano-industrial. Depois procuro esclarecer as principais características da sociedade urbano-industrial. Estas são as visões de uma sociedade superior e aperfeiçoada formada na sociedade moderna, e de homem livre que busca uma organização melhor de vida e trabalho, produção e distribuição de riquezas. E por último falo dos problemas sociais em evidência da sociedade urbano-industrial, que está na desigualdade contra as quais lutam os trabalhadores, que também se exprimem em seus dilemas com o indivíduo solitário em meio a multidão.

A Sociologia surgiu em meio a emergência da sociedade urbano-industrial, com as suas transformações e crises, procurando compreender, explicar e controlar suas as manifestações de protestos e revoltas. Ao olhar para o passado, nos escritos dos grandes clássicos se percebeu uma tentativa de explicar o nascedouro de uma sociedade moderna, onde com a urbanização de cidades industriais se daria a formação da sociedade urbano- industrial.

Assim na Sociologia os novos procedimentos de reflexão surgem com as sugestões epistemológicas de Vico, os enciclopedistas, Herder, Rousseau, Hegel e outros, quando o pensamento se torna capaz de dar conta da originalidade dos fatos, acontecimentos e dilemas mais característicos das sociedades que se formam com o Mundo Moderno. O Relacionamento da Sociologia com a Emergência da Sociedade Urbano-Industrial é que aquela tem procedimentos de reflexão que dão conta de traduzir e explicar as originalidades dos fatos, acontecimentos e dilemas desta outra.

Para explicar a sociedade urbano-industrial temos que olhar para a corrente de pensamento da Sociologia Positivista, que fez muitos adeptos no Brasil e influenciou a organização do estado nacional, marcando uma época. A expressão “Ordem e Progresso” sintetiza uma visão interpretativa desta sociedade, de classes, em sua formação e transformação. Progresso tem a ver com a ideia de uma sociedade superior, aperfeiçoada. Nesse ponto o estado tem que ser forte, pois o progresso econômico, industrial, capitalista, depende da ordem. A ordem social é uma exigência do Estado que deve ser forte para pôr a sociedade em ordem afim de evitar que as desigualdades das diversidades de grupos, classes, regiões, nacionalidades possam afetar a sua harmonia.

Voltando ao alvo da Sociologia, que procura compreender, explicar e controlar a multidão, povo, massa e classe social, vê-se que a análise da revolução social é um modo de conhecer as forças sociais que governam os movimentos da sociedade nacional, pois revela as relações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com