TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca No Contexto Social

Casos: Brinquedoteca No Contexto Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 3

PIRITUBA

PEDAGOGIA 4º Sem.

Projeto multidisciplinar II

NOME RA

Silvana Apª. De Oliveira Santos 3779743710

Profº Carla de Oliveira

São Paulo

2013

A BRINQUEDOTECA NO CONTEXTO SOCIAL

A brinquedoteca na educação infantil é um espaço destinado á criança onde ela poderá brincar sem cobranças, sendo estimulada no seu lúdico, permitindo sua expressão de criatividade, o ambiente deve ser aconchegante para propiciar bem estar, pois, o lúdico é algo favorável e imprescindível, pois, facilita a observação e os registros das potencialidades e limitações dos alunos, nesse contexto os cantinhos são enriquecedor da construção do saber.

As brinquedotecas nas universidades propiciam um processo de formação teórica e pratica possibilitando uma inter-relação entre aprendizagem a brincadeira e o trabalho pedagógico, criando no acadêmico um novo olhar sobre a brincadeira e o aprendizado da criança, mudando uma postura tradicional frente a educação, aprofundando uma formação teórica, prática e reflexiva, pois através do brincar a criança se desenvolve nos campos afetivo, cognitivo, psicológico e social.

A brinquedoteca nos hospitais tem caráter de favorecer ocasião educativa, desenvolvendo e preservando sua saúde mental, fazendo a interação entre crianças de mesma situação familiarizando as com roupas e materiais hospitalares, promovendo a melhora da criança enferma com profissionais habilitados e espontâneos.

Fase de grande importância na vida do ser humano é a infância, o ambiente social e a interação com outros é essencial para seu desenvolvimento.

As atividades lúdicas e a afetividade favorece a adaptação e a criança descobre o mundo através de seus órgãos sensoriais e pelas vivências com os brinquedos e as brincadeiras.

Para Vygotsky o faz de conta é um laboratório infantil onde a criança cria e reinventa sua própria realidade com o professor sendo mediador direto ou indireto, criando ambientes repletos de lúdico e ofertando materiais para enriquecer a brincadeira, onde a criança desenvolva sua própria personalidade, descobrindo seu eu, dando significado para seu aprendizado, criando soluções para seus medos e conflitos internos.

REFERÊNCIAS

CUNHA, N. H .S. Brincar, O Significado da Brinquedoteca Hospitalar. In: Brinquedoteca hospitalar. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008

AZEVEDO, A. C. P. Brinquedoteca no Diagnóstico de intervenção em Dificuldades Escolares. 2 ed. Campinas, SP: Alínea, 2004

FRIEDMANN, A. O direito de Brincar. São Paulo: Scritta: Abrinq, 1992.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com