TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Organizacional Contexto Social

Casos: Sociologia Organizacional Contexto Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 2

A mudança de um contexto social, seja de uma organização, seja de uma comunidade, deve conjugar os seguintes processos: objetivo, valores referenciados e formação dos vínculos entre os participantes. Esses são aspectos intrínsecos à organização. Porém, além dos aspectos intrínsecos, a análise do contexto social deverá ainda levar em conta alguns outros aspectos que, extrínsecos a ele, interferem de modo direto em sua dinâmica. Liste e descreva esses aspectos extrínsecos.

Tempo: aqui entendido como a época em que a formulação dos componentes do contexto social ocorre. Assim, uma organização poderá ser vista e considerada em um tempo atual ou em seu passado ou projetada para o futuro. De qualquer maneira, a variável “tempo” está sempre presente na análise do que chamamos de contexto social.

Espaço: aqui denominado como a localização geográfica na qual está inserida a organização. Ainda que a globalização se estenda mundo afora derrubando fronteiras e limites geográficos, não há como negar que a organização, aqui e agora, ainda manifeste uma dependência muito estreita e forte do local onde está inserida e das pessoas que vivem ou habitam nesse local. São por demais conhecidos os casos de organizações que se instalam em outros locais e que, nos primeiros tempos de sua nova sede, dificilmente conseguem a performance que tinham no antigo local.

Isso porque, querendo ou não, os espaços geográficos e as pessoas que nele habitam têm interferências diretas na organização e a alteração que se sucede obedece a uma sequência de pequenos passos até a sua completude.

Disponibilidade de recursos: dispor ou não dispor de recursos de qualquer natureza – naturais, financeiros, tecnológicos etc. – para facilitar a convivência, a sobrevivência ou o trabalho realizado representa um aspecto fundamental na análise de qualquer organização humana.

Massa crítica: diz respeito à capacidade de voltar-se para o que já está feito no sentido de repensá-lo para fazê-lo melhor, essa é uma das variáveis que deve ser levada em conta quando da análise de um contexto social. Podemos dizer que massa crítica é um sinônimo de desenvolvimento de informação e de conhecimento. Muitas vezes, quando as organizações existentes em um dado contexto desenvolvem suas capacidades críticas, toda a sociedade pode aproveitar-se dessa capacidade. Nesse sentido, serve de ilustração o caso japonês: sem dispor de recursos naturais, o japonês desenvolveu uma afinada capacidade crítica capaz de criar tecnologias que lhe permitissem absorver de outros países os recursos financeiros necessários à sua sobrevivência, constituindo uma economia de primeira grandeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com