TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Suas Ferrametas

Monografias: Comunicação E Suas Ferrametas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ............................................................................4

2. O QUE É COMUNICAÇÃO .........................................................5

2.1 EFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO INTERNA ............................5

2.2ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO ............................................6

2.3 FATORES DE INSUCESSO........................................................6

2.4 FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO DE QUALIDADE ........7

3 IMPORTÂNCIA A COMUNICAÇÃO..............................................7

3.1 RELACOES INTRAPESSOAIS E INTERPESSOAIS...................7

3.2 DISCURSO COESÃO E COERÊNCIA .......................................8

CONCLUSÃO ...................................................................................9

REFERENCIAS................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Uma comunicação eficiente e sem qualquer sombra de dúvida, o fator mais importante de sucesso de uma empresa o relacionamento só é possível através da comunicação.

A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal entendidos e suscetibilidades afetadas, perda de motivação e stress. Liderar é comunicar para atingir os objetivos da empresa (MARTINIANO 2006 p.156)

A comunicação bem administrada traz agilidade e clareza, sendo ela responsável pelo desenvolvimento humano de sua organização, tudo que é construído ou destruído é pela comunicação ou falta dela.

Em todas as esferas da atividade humana, as mais variadas sempre estão relacionadas com a utilização da comunicação. Desta forma podemos perceber que a comunicação como um todo, serve para organizar e controlar.

As mudanças contínuas e as formas de adequação criam uma nova realidade, pois as empresas cada vez mais tem necessidades de comunicar-se com todos os públicos para poder serem mais competitivas. A comunicação, portanto, exige credibilidade e comprometimento de ambos tendo o poder de criar valore e assim, impulsionando-a para o futuro. 

2 O QUE É COMUNICAÇÃO

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum”

O ato de se comunicar é uma ação de dar informações (passar mensagem), sejam de duas experiências emocionais, profissionais, culturais etc. Aquele que produz essa ação é o falante ou emissor. Não basta alguém dar uma informação e existir um interlocutor. É preciso mais do que uma língua em comum. É necessário mais do que uma emissor e uma receptor. É imprescindível a existência do entendimento. Ou seja, que o falante (emissor) dê informações (mensagem) de maneira que o (receptor) as compreenda.

Hoje se exige do líder não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma excelente comunicação com seus colaboradores.

2.1EFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO INTERNA ORGANIZACIONAL

Para Alberto Ruggeiro (2002), a qualidade de comunicação nas organizações deve pressupor individualização do processo em função das naturais diferenças em outro quadro de diferença, nível de experiência, amplitude de interesses, grau de motivação, etc. de pessoa para pessoas.

Comunicações feitas para a “média “do público acabam gerando, mais problemas do que benefícios, sem falar no ato da pasteurização tornar as mensagens sem impacto. Para que haja eficiência na comunicação interna é de fundamental importância conhecer em profundidade o público interno da empresa. Ronaldo Marques (2004) afirma: Que comunicação interna é uma via de mão dupla, portanto, tão importante como comunicar é saber escutar. Os 5 “C´s” e uma Comunicação interna eficaz são: clara, consciente, contínua e frequente, curta e rápida e completa.

2.2 Como Transformar a Comunicação Interna em Estratégia

Primeiramente, todas as ações da área de comunicação interna precisam

Estar alinhadas as estratégias gerenciais e empresariais. É muito importante ter em

Mãos as metas, objetivos e onde se quer chegar. Deve ser realizada uma pesquisa

De campo para verificar quais veículos atendem o público alvo de uma maneira mais

Atrativa, que tipo de informação se quer passar, e quais resultados se quer alcançar.

Com essas informações definidas é que serão traçadas formas de atuação da

Área de comunicação em busca de tornar uma ferramenta de apoio estratégico. Na qual a empresa citada no texto utiliza muito bem.

2.3 Fatores de insucesso

A falta de eficiência gerencial é uma realidade em centenas e, até milhares, de pequenas empresas. Muitas apenas continuam lutando para sobreviverem, rendendo quantias insignificantes para seus proprietários. Isso mostra que estas empresas são apenas ‘levadas’ e não ‘gerenciadas’ (LONGENECKER, 1997). As empresas, em geral, apresentam grandes dificuldades em elaborar estratégias factíveis e viáveis de serem implementadas. No caso da pequena empresa, esta situação se agrava pela falta de recursos financeiros, de cultura voltada ao planejamento e de pessoal qualificado (ALMEIDA, 2005). As pequenas empresas enfrentam maiores dificuldades para sobreviverem no mercado, por serem atingidas diretamente pelas forças competitivas causando menor poder de barganha (RHODEN, 2000). Para elucidar essa situação, o SEBRAE realizou uma pesquisa com alguns empresários que encerraram suas atividades, para avaliar as principais causas da mortalidade dessas empresas mostrando que a principal causa são as falhas gerenciais na condução dos negócios. Isso mostra a necessidade de realizar estudos mais detalhados sobre a utilização de ferramentas que contribuam com o gerenciamento dessas empresas. As falhas gerenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com