TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de cultura

Tese: Conceito de cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Tese  •  4.648 Palavras (19 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

Neste trabalhos, iremos tratar de assuntos que desrespeitam muito a nós todos, a humanidade,iremos aprender conceitos de vidas, e teorias.Este trabalho trata, de conhecermos melhor a nossa sociedade, conhecer tanto quanto a nossa, como a cultura de outros povos, jeitos de viver, de ser e fazer uma sociedade. Iremos nos debater com lições de vida, e questões que nos farão rever nossos conceitos, iremos nos questionar, sobre o tanto que temos, e ainda achamos que é pouco, enquanto muitos não tem nada.

Devemos parar e questionar, porque existem pessoas tão ricas, e tão pobres.Analisar fatos que nos proporciona a vontade de viver em um mundo melhor! Mas isso só é possível, com a colaboração de todos!

Conceito de cultura

Em inicio, podemos definir cultura, como tudo o que o homem através do seu raciocínio e inteligência pode realizar, contudo, sabemos que este tema é muito complexo e amplo.Temos vários conceitos para a cultura , Sabemos que cada povo tem sua cultura, seja ela formas de falar,viver,sentir,racionalizar e assim por diante, cada qual lida com suas tradições, modos, valores e conceitos de vida,tradições essas que geralmente são passadas por gerações.

Cultura é também passar o conhecimento aprendido ao longo do tempo e de sua vida para as gerações futuras.´´ Como é bom o bolo de fubá que herdei da minha tataravó !`` isso é cultura!Citado por Eduardo de Freitas,professor de sociologia.

Existem alguns componentes que servem para compor a cultura, são eles: todas as maneiras de ser, ou seja, sentir, pensar e agir, a arte , as ciências, os costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esporte mitos, valores morais e éticos, comportamentos, preferências e invenções.

Ser um representante entre uma espécie, é ser um individuo, um homem entre vários é um individuo da espécie. Um cachorro entre vários, é um representante da sua espécie, porem um individuo.

Em sociologia, individuo é uma pessoa livre, com poder de decisão, tem consciência do seu papel, torna-se naturalmente parte do corpo social, tem forte consciência dos seus deveres e direitos.Trata-se também em geral do ser biológico, que se diferencia do ser humano socializado.É qualquer ser, sujeito, pessoa, ser humano, homem indeterminado, organismo único pertencente a um grupo, que não se divide ou não se pode dividir.

Todo individuo ao crescer, recebe uma socialização, a primeira socialização é ensinamentos que aprendem em casa, que se denomina socialização primaria,depois recebe a socialização secundária, que é a aprendida fora de casa,onde busca a inclusão na sociedade.

Como relata:Ballone GJ em o Individuo, o Ser Humano e a Pessoa.

Um conceito de sociedade, é um conjunto de seres vivendo organizadamente.Definimos sociedade como a partilha de interesses e preocupações entre os membros de um grupo, pelo um objetivo comum.

Quando analisamos a sociedade humana, vemos a coletividade dos cidadãos de um pais, com as mesmas leis, normas de conduta, autoridade política, sendo assim, organizado socialmente.

Em geral, quando se tem um grupo que se organizam, compartilham idéias, em vinculo com uma atividade, obedecendo a normas a regulamentos, é denominado também sociedade, como exemplo, sociedade de física, sociedade de comerciantes, etc.

Temos sociedade humana, estudada pela Sociologia e Antropologia e a sociedade animal, estudada pela Sociobiologia e Etiologia.

Sociedade pode ser definida também como um grupo institucional de sócios que participam do capital de uma empresa,como sociedade civil, anônima, por cotas, etc.

O homem é um animal, mas o que torna o homem um ´´ ser humano `` é a vida em grupo.Quando não se tem contato com outro ser humano, o homem enfrenta dificuldade para se desenvolver em sociedade, como por exemplo, o caso da menina Kamala e sua irmã encontrada em 1920 na Índia , acredita-ser que foram criadas por lobos, pois eram como crianças-lobo ,quem as encontrou e levou para um abrigo foi o Reverendo Singh, contudo ele relata, que elas comiam carne crua e podre, não falavam, não andavam, não riam, andava de quatro e ainda uivava para a lua, e sua visão era melhor a noite. (Existem controversas, com a veracidade desta história), mas este é um caso, que mostra o quanto é importante conviver em sociedade para desenvolver as características humanas, mostra claramente o comportamento de um individuo criado longe da sua vida em grupo social,é como o comportamento de um animal, sem raciocínio .

Por isso, podemos entender, que nossas características humanas, são desenvolvidas a partir do convívio com pessoas do nosso meio, com pessoas que vivem em grupos, com seres humanos socializados.

Cada ser humano, convive com sua cultura, cada ser humano cresce dentro de uma cultura desde que nasce, seu convívio, meio de falar, modo de agir, pensar de compartilhar e fazer as coisas, seu modo de viver na sociedade, seu passado, tudo isso influencia o ser humano, como ele é hoje, como ele pensa, ele pode ate não concordar com muita coisa, pode achar certo ou errado, mas é a cultura que ele vive, é a cultura da sua família e sociedade.

Podemos achar errado muita coisa, podemos ate mudar, nos afastar, mas em qualquer lugar que você chegue, as pessoas reconhecem que você não é dali, que você não nasceu ali, ai sim você já começa a fazer parte de outra cultura outros conhecimentos, outra sociedade, outras leis, por isso cada lugar, tem seu modo de se socializar, de ´´ agir ´´ no mundo.

A sociedade é um produto humano, a sociedade é uma realidade objetiva, o homem é um produto social,toda sociedade, tem sentimento, tradição e cultura, pois sem tais coisas, não poderia conter sua biografia. Quando um individuo nasce, acredita-se que ele ainda não faça parte de uma sociedade, só será parte de uma sociedade, quando fizer atividades sociais, só quando crescer e contribuir para o melhoramento de uma sociedade.

A construção social da realidade

A sociologia do conhecimento deve se prender com tudo aquilo que entendemos como “ o saber” ou melhor daquilo que julgamos como “conhecimento”. O mundo ao redor da vida cotidiana do ser humano não é apenas uma garantia dada pelos membros da sociedade, mas também depende de aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com