TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção Marxiana Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Concepção Marxiana Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

A concepção marxiana de trabalho e os desafios da atualidade.

A ontogênese do trabalho

De acordo com Lukács, o cosmos é constituído de três esferas ontológicas distintas: a inorgânica, a biológica e o ser social. Sem a esfera inorgânica, seria impossível o desenvolvimento da biologia enquanto sem essa última, o ser social sequer existiria.

O que diferencia o trabalho do homem da atividade dos outros animais é que o homem projeta uma finalidade para o seu trabalho, objetivando na transformação da natureza um meio facilitador de suprir suas necessidades.

A causalidade espontânea diz respeito à própria natureza, ou às formas objetivas como a natureza se apresenta seus processos físicos, químicos e biológicos; a causalidade posta representa tudo aquilo que foi produzido pelo homem e que não existia de forma espontânea na natureza. No processo de trabalho, o homem transforma as condições objetivas do meio, causalidade espontânea, em causalidade posta.

A teleologia aparece como categoria objetiva, que pode transformar uma realidade material, uma vez que, segundo Marx, “a consciência como ato de pôr dá início a um processo real”.

A objetivação, como momento do trabalho pelo qual a teleologia se consubstancia em causalidade posta, exige da consciência no seu ato de pôr fins um máximo de apreensão real, uma íntima relação entre posição dos fins e a busca dos meios, na qual os fins orientarão a busca e a seleção dos meios.

O trabalho como fundamento da sociabilidade humana

É na produção material da sua vida que o homem interage com a natureza e com outros homens, criando um conjunto de relações que correspondem ao grau de desenvolvimento das forças produtivas, numa determinada época histórica.

O primeiro ato histórico do homem é a produção dos meios de vida, pois, para pensar, ter ideias, ele precisa, antes de tudo, estar vivo. O homem vive e produz em comunhão com outros homens, dependendo da vida social, sem a qual não poderia sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com