TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concessão De Uso

Trabalho Universitário: Concessão De Uso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

PARECER JURÍDICO nº67/2013

Requerente: ACOBEFSJSPS

Interessado –Gabinete

“Pedido de comodato de área pública. Necessário análise preliminar do posicionamento do Chefe do Poder Executivo sobre a discricionariedade de se atender o pedido. Possibilidade do pedido, melhor se afigurando a concessão de direito real de uso. Necessidade de Lei, licitação e contrato administrativo.”

Trata-se de pedido de cessão de área pública por meio de comodato, formulado ACOBEFSJSPS.

De início, necessário se faz a avaliação do interesse do Chefe do Poder Executivo em implementar a proposta e, após, averiguação da disponibilidade de área pública para tanto.

Para tanto, requer seja o pedido encaminhado ao Gabinete.

Sendo positivos os questionamentos, o pedido comporta legalidade.

Com efeito, é possível a alienação ou a cessão de bens públicos que seguirá as normas de direito civil, observadas as peculiaridades do regime jurídico administrativo.

No que toca às regras de direito público, o art. 17 da Lei 8666/93 diz quais são os requisitos e formas para realizar a alienação e o uso do bem público, conforme a categoria de móveis e imóveis. O caput de tal artigo determina que deve existir avaliação prévia e interesse público.

No caso em questão, o interesse público é não é presumido.

A avaliação deverá ser realizada antes de eventual envio de lei autorizativa e formalização do contrato.

Apesar da legalidade do contrato de comodato, seria melhor se conceder o direito real de uso, na esteira da decisão proferida pelo TCE-MT:

“Alienação (doação). Empréstimo (comodato). Concessão de direito real de uso. Salvaguarda do interesse e do patrimônio público. Como incentivo à instalação de empreendimentos particulares, de pessoas físicas ou jurídicas, num bem dominical – imóvel, terreno – de propriedade do Município, estando demonstrado o interesse público e o cumprimento das regras de licitação, é possível o emprego de instrumentos de direito privado como doação e comodato; todavia, é recomendável a utilização do contrato de concessão de direito real de uso, instrumento do direito administrativo mais adequado à salvaguarda do interesse e do patrimônio público, isso, mediante chancela de lei autorizativa. O contrato – elaborado na estrita observância da legislação – deve manter em suas cláusulas o vínculo às atividades e finalidades para as quais foi disponibilizado o patrimônio público, protegendo-o a curto e longo prazos, especialmente, quanto à previsão de reversão e regulamentação sobre o interesse público e da Administração na construção de benfeitorias e pagamento das respectivas indenizações, explicitando principalmente, se há interesse público e/ou da Administração em desfazer-se do bem imóvel, tanto no presente, quanto no futuro. Sobretudo, a doação de imóveis públicos a particulares deve ser evitada por não atender aos princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade. Mantém-se as disposições do Acórdão n° 659/2006 TCE-MT.”

Com efeito, a concessão de direito real é um instituto criado pelo Decreto-lei nº 271, de 28.02.67, no seu art. 7, que consiste em um contrato administrativo pelo qual o Poder Público confere ao particular o direito real e resolúvel de uso de terreno público ou sobre espaço aéreo que o recobre, para os fins que, prévia e determinadamente, o justificaram.

Assim sendo, os incentivos para instalações de empreendimentos envolvem a disponibilização de bens imóveis públicos [terrenos] a particulares [pessoas físicas ou jurídicas], deve-se privilegiar o emprego do instituto da concessão do direito real de uso, por melhor resguardar o interesse e o patrimônio público, mediante lei autorizativa, onde também disponha sobre as condições da concessão, inclusive sobre o vínculo às atividades para as quais houve a concessão e prevendo a reversão do bem para o Município após o transcurso do prazo da concessão, ou quando não mais sejam atendidas as condições da concessão, devendo estar demonstrado o interesse público.

Digno ressaltar, por oportuno, que é necessária a avaliação prévia do imóvel e, quando não dispensada por lei, a realização de licitação.

O Manual de Orientação para Remessa de Documentos ao TCE-MT expressa que o “contrato de concessão de direito real de uso” é o instrumento próprio para conferir “ao particular o direito real resolúvel de uso de terreno público [...] para os fins que, prévia e determinadamente, o justifiquem”. E, principalmente, porque: A concessão de direito real de uso salvaguarda o patrimônio da Administração e evita a alienação de bens públicos, autorizada às vezes sem qualquer vantagem para ela. Além do mais, o concessionário não fica livre para dar ao uso a destinação que lhe convier, mas, ao contrário, será obrigado a destiná-lo ao fim estabelecido em lei, o que mantém resguardado o interesse público que originou a concessão real de uso.

Nesta conjectura, ressalta-se novamente que, para salvaguardar o interesse e o patrimônio público, o instrumento contratual empregado deve ser, preferencialmente, o contrato de concessão de direito real de uso, que pode ser remunerado ou gratuito, por tempo determinado ou indeterminado, pois sua concretização está sujeita a autorização legislativa e à concorrência pública, ou dispensa; é transferível por ato intervivos ou causa mortis e; é resolúvel antes do termo por vontade da Administração, pode ser rescindido sem autorização judicial e se o concessionário der ao imóvel destinação diversa da estabelecida no contrato, ou descumprir cláusula resolutória do ajuste, perderá as benfeitorias de qualquer natureza.

Neste contexto, independente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com