TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições para alcançar a sustentabilidade do sistema socioeconômico

Pesquisas Acadêmicas: Condições para alcançar a sustentabilidade do sistema socioeconômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.688 Palavras (19 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1. RESUMO 4

2. ABSTRACT 5

3. INTRODUÇÃO 6

4. SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE 8

5. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL X POLUIÇÃO 10

6. AS RELAÇÕES HOMEM – NATUREZA 12

7. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 15

7.1. O Alcançar do Desenvolvimento Sustentável 15

7.2. Modelo de Desenvolvimento dos Países Industrializados 15

8. DISCUSSÃO 17

9. CONCLUSÃO 19

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

1. RESUMO

O desenvolvimento sustentável tornou-se a principal opção de desenvolvimento Socioeconômico da atualidade. Para alcançar a sustentabilidade de um sistema socioeconômico é necessário que se possa avaliar a evolução do sistema em direção a sustentabilidade. Várias ferramentas foram elaboradas na última década com o objetivo de mensurar a sustentabilidade de sistemas econômicos e sociais. Este trabalho tem por objetivo demonstrar e qualificar as relações da sociedade com o meio ambiente, contextualizando os aspectos social, ambiental e econômico e suas interações. Demonstraremos soluções ambientais adequadas que satisfaçam essas três dimensões em que se apoiam.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Sociedade, Meio Ambiente.

2. ABSTRACT

Sustainable development has become the main Socioeconomic Development option. To achieve the sustainability of an economic system it is necessary to evaluate the evolution of the system towards sustainability. Several tools have been developed in the last decade with the aim of measuring the sustainability of economic and social systems. This work aims to demonstrate and qualify the company's relations with the environment, the context of social, environmental and economic aspects and their interactions. We will demonstrate appropriate environmental solutions that satisfy these three dimensions in which they support.

Keywords: Sustainable Development, sustainability, Society, environment.

3. INTRODUÇÃO

Na história da humanidade não faltam exemplos de desenvolvimento, ascensão e queda de civilizações. O desenvolvimento dessas civilizações se deu pela capacidade de utilização de técnicas produtivas e de organização social. Mas, o uso de tecnologias também causou grandes problemas de degradação dos recursos, gerando consequentemente o declínio das civilizações.Na Mesopotâmia há cerca de 5.000 anos, entre o Rio Tigre e o Eufrates, desenvolveu-se a civilização Persa que dominou técnicas de irrigação e cultivo de alimentos. Sabe-se que a utilização mal planejada da água trouxe grandes problemas ambientais, como salinização e erosão dos solos. Hoje aquela região tornada árida está ocupada pelo Iraque, país que enfrenta grande crise - também por causa da invasão realizada pelos EUA.Se tomarmos um exemplo mais recente como o mar de Aral, na Rússia, observaremos que lá não foi muito diferente. Naquele lugar se implantou um sistema de exploração agrícola com irrigação que utilizou as águas do Aral. Com o tempo grande parte do mar secou, pois se trata de um lago de regime fluvial, ou seja, abastecido por poucos rios, e o uso excessivo de irrigação trouxe não só a redução do recurso hídrico como também a degradação das terras irrigadas. Estes exemplos demonstram, de forma sumária, somente algumas das consequências do uso inadequado dos recursos naturais. No entanto, devemos enfatizar que o homem em sociedade não pode prescindir do uso dos recursos para sua sobrevivência. A utilização dos recursos naturais é, antes de tudo, uma necessidade não só da espécie humana, mas também dos seres vivos. É fato que a nossa pegada ecológica, consumo dos recursos, nos ecossistemas é maior do que qualquer espécie e talvez maior do que todos os outros seres vivos juntos, pois nossa população já alcança cerca de 6,5 bilhões de pessoas. Não podemos negar que cada ser humano exige um consumo em recursos naturais que gera pressão sobre os ecossistemas e sobre o meio ambiente. Ao contrário das civilizações mais antigas, temos hoje uma civilização global, que está num ponto em que se pergunta qual o caminho a seguir diante da problemática ambiental. Aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, uso de combustíveis fósseis, erosão dos solos, desertificação, extinção das espécies. E cresce a lista de manchetes de jornais, que ora estão na primeira página ou em colunas dedicadas ao meio ambiente. Assim também está nas manchetes televisivas e nas rádios, de forma que a pauta diária desses meios de comunicação dedica boa parte de noticiários à questão ambiental.

4. SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Não se sabe ao certo quanto tempo leva a biota (conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com