TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos sociais caracterizados por manifestações opostas de diferentes grupos presentes na sociedade

Artigo: Conflitos sociais caracterizados por manifestações opostas de diferentes grupos presentes na sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Neste trabalho relataremos com clareza os conflitos sociais que são caracterizados por manifestações de oposição dos diferentes grupos presentes em uma sociedade, podendo ser o carrochefe das principais mudanças nas dinâmicas sociais dos mesmos.

A psicologia, aliada ao Serviço Social, soluciona, em parte, os conflitos existentes em uma sociedade, pois a partir de uma açãoprofissional diretamente relacionada às políticas públicas sociais, intervém na sociedade através da modelação do comportamento humano. Baseando-se no filme Tropa de Elite, relatando suas culturas,conflitos, manifestações e grupos sociais podem influenciar na vida dos indivíduos e de uma sociedade. Existe um conflito social entre a Polícia e o tráfico de drogas, assim como a escolha profissional e afamiliar necessitando da intermediação da Psicologia e o Serviço Social para resolução desses conflitos.

Cultura e as manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite.

Cultura são osvalores que guiam o nosso comportamento social, está sempre em evolução, desenvolvimento e processo de mudança. A cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiamnosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio. A cultura é um conceito que estásempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”.

Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

Só o homem possui cultura.

Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.

Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

As funções da cultura são:

• satisfazer as necessidades humanas;

• limitar normativamente essas necessidades;

• implica em alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: paletó e gravata são incompatíveis com clima quente; privar-se de boa alimentação em prol da ostentação de um símbolo de prestígio, como um automóvel; pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.

O que é belo numa sociedade poderá ser feio em outro contexto cultural.

Já o conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação etc.

Cultura de massa é produto da indústria cultural, tipicamente de sociedades capitalistas; refere-se aspectos superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário.

A indústria cultural está sempre “fabricando”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com