TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento, Formação e Prática: O necessario caminho da integração

Artigo: Conhecimento, Formação e Prática: O necessario caminho da integração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Artigo  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecimento, Formação e Prática: O necessario caminho da integração.

Ao longo destes trinta anos de regulamentação da profissão já acumulamos uma quantidade razoável de estudos sobre aspectos do exercicio profissional e do processo de formação do psicólogo.

A principal vertente de estudos,entre nós, acerca da atuação do psicólogo, tem-se detido na análise de tendências dominantes na profissão, com ênfase nos problemas,dificuldades e limites que a caracterizam. São movimentos muitas vezes sutis que, imperceptivelmente, vão gerando novos modelos, nova ''cara'' para o conjunto de serviços que o psicologo presta á sociedade.

Ao se estudarem os vínculos do exercício profissional com o processo de formação , contudo, a ênfase normalmente recai nos aspectos curriculares que determinam a existência de um modelo hegemônico de fazeres profissionais que veda a possibilidade de diversificação do exercicio da psicologia.

ASSINALAM WEBER E CARRAHER :

Existe um consenso de que o curriculo vigente no Brasil não reflete o estado atual da Psicologia como ciência e como profissão. Constatam-se defasagens patentes entre o que aqui é ensinado e o que é produzido nos grandes centros intelectuais, bem como entre o que o psicologo aprendeu e os desafios que afronta cotidianamente na sua pratica profissional.

Nesse segmento a formação tambem ocorrem movimentos perceptiveis de mudança, como identificados no exame das propostas curriculares e experiências de mudanças apresentadas no capitulo anterior.

Os movimentos de inovação perceptiveis tanto na pratica quanto nos processos de formaçao, conquanto tênues, gradativamente ampliam o leque e poder de intervenção do psicologo, integrando-o a tendencias dominantes em outras ciências sociocomportamentais aplicadas.

Que tendencuas seram essas? Referimo-nos a quatro vetores, especialmente:

A. A necessaria integração do trabalho do psicologo como o de outros profissionais ao lidar com problemas concretos, aliada á consequente demanda por habilidade de trabalho em equipes multiprofissionais;

B. A necessidade de o profissional ''ir ao encontro dos problemas e fenomenos''

C. O intensivo acúmulo de conhecimentos gerados não so pela Psicologia como tambem pelas ciencias proximas, impondo a necessidade de continuo aperfeiçoamento, como estratégia para minimizar os processos de obsolencência profissional.

D. A propria dinamica sociocultural, alterando valores, expectativas, modos de vida, contextos de trabalhos padroes de relaçoes inter e intragrupos e a demanda de gerar novas estrategias de como lidar com novos problemas e com velhos problemas em novos contextos.

Quanto á geração do conhecimento e suas relações com a prática.

Refletir sobre as relaçoes entre produção cientifica e pratica profissional remete-nos, certamente, á propria historicidade da psicologia, no sentido de como este saber foi ''inaugurado'' e , a partir dai, construido. Embora nascido da Filosofia, o modelo positivista impôs á Psicologia não uma evolução natural e continua que a levasse, pelo seu proprio movimento, a cortes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com